Sexta, 19/08/2022
Joinville - SC

Alunos da Rede Municipal são premiados após jornada de programação nas escolas

julho 15, 2022
Alunos da Rede Municipal são premiados após jornada de programação nas escolas
Compartilhar
Ouvir publicação

Nas últimas semanas, 1.177 alunos de 8º e 9º ano das escolas da Rede Pública Municipal de Joinville participaram do programa “Hellow Joinville – Diga oi para o seu Futuro”, desafio que tinha como premiação uma bolsa de estudos integral para um curso de criação de jogos digitais. A experiência fez parte de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Joinville com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Na quarta-feira, os dez melhores colocados de cada uma das 37 escolas participantes tiveram uma experiência ainda mais complexa. Eles formaram equipes para participar de um hackathon. A missão era buscar alternativas para uma questão importante: o abandono escolar após a pandemia.

Cinquenta alunos foram premiados com o curso de Introdução aos Jogos Digitais que será realizado de agosto a dezembro deste ano.

“Os alunos aprenderam a utilizar ferramentas que ajudam a resolver problemas em contextos complexos. Com isso, estão exercitando competências que serão importantes na vida deles, e que muitas vezes não seriam apresentadas a estes jovens nem mesmo na graduação”, o secretário de educação Diego Calegari.

Esta foi a primeira experiência do programa Hellow em uma Rede Pública de Ensino. O gerente-executivo do Sesi Senai em Joinville, Marco Aurélio Prass Goetten, afirmou que a parceria se mostrou positiva desde o início, e culminou em resultados que ultrapassaram a expectativa.

“Esperamos que estas crianças se interessem cada vez mais no mundo da tecnologia e, quem sabe, sigam carreira na área. É um futuro profissional muito promissor para eles que poderão ser os profissionais que implantarão as tecnologias da indústria 4.0 em Joinville”, analisa Marco Aurélio.

Escola da zona rural foi destaque com 10 premiados

Na Escola Municipal Paulo R. Emilio Hardt, as duas equipes que participaram do Hackathon conquistaram a premiação, fazendo dela a única unidade com duas posições no pódio.

“Eles trabalharam o tempo todo juntos e com muita garra, porque sabiam que era uma oportunidade importante. Se precisassem pagar por um curso como este, não teriam condições financeiras, sem contar a distância entre as os locais que moram até a região central”, explica a professora integradora de mídias Cristiane Schubert.

Confira a lista de escolas com equipes premiadas

EM Profª Laura Andrade
EM Profª Virginia Soares
EM Paulo Roberto Emilio Hardt
EM Profª Zulma do Rosário Miranda
EM Pref. Wittich Freitag
EM Ver. Curt Alvino Monich
EM Bernardo Tank
EM Profª Eladir Skibinski
EM Gov. Pedro Ivo Campos
EM Dr. Abdon Batista

 

Block