Terça, 26/10/2021
Joinville - SC

Além do apagão, hackers anunciam suposto vazamento de dados do Facebook

outubro 5, 2021
Além do apagão, hackers anunciam suposto vazamento de dados do Facebook
Compartilhar
Ouvir publicação

No mesmo dia em que o Facebook teve sua maior queda em muito tempo, surgiu a notícia de que os dados de mais de metade de seus usuários foram postos à venda num fórum hacker da dark web.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A informação foi levantada pelo site de segurança Privacy Affairs, que confirmou que os dados, que foram anunciados em setembro, continuam à venda hoje. Segundo o averiguado, os vendedores no fórum aceitam vendas parciais. A um comprador em potencial, ofereceram o registro de 1 milhão de usuarios por US$ 5 mil.

Segundo os vendedores, eles detém uma base de dados com 1,5 bilhão (dos 2,9 bilhões) de usuários do Facebook. Ainda dizem ter um antigo negócio, com 18 mil clientes já atendidos.

Vários exemplos dos dados foram apresentados pelos vendedores e confirmados como verdadeiros pelo Privacy Affairs. Os registros contém as seguintes informações:

  • Nome
  • E-mail
  • Endereço
  • Gênero
  • Número de telefone
  • Identificação de usuário

Não é absoluta certeza que a venda está mesmo acontecendo. O Privacy Affairs afirma ainda que um dos usuários reclamou de ter pago e não recebido nada, e que os vendedores não se defenderam.

Facebook não foi invadido por hackers para vazar

Os dados não foram obtidos por invasões. São registros fruto de scraping (“raspagem”), um processo no qual bots coletam informações deixadas disponíveis por descuido. No caso, são as informações que podem ser vistas nas páginas de qualquer pessoa que mantenha seu perfil como público (ou poderiam ser de todos os usuários do Facebook). olhardigital.com.br

Block