Sabado, 13/08/2022
Joinville - SC

Ajorpeme promove a palestra “Matemática dos Votos” para destacar a importância do quociente do voto

julho 13, 2022
Ajorpeme promove a palestra “Matemática dos Votos” para destacar a importância do quociente do voto
Compartilhar
Ouvir publicação

A “Matemática do Voto” é o tema da palestra promovida pela Ajorpeme nesta quinta-feira (dia 14) e que pretende destacar um dos instrumentos do sistema de votação que é o cálculo do quociente eleitoral. Este evento inicia às 19 horas e será realizado na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na avenida Beira Rio, em Joinville. O acesso é aberto a empresários, lideranças e comunidade.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

A palestra, ministrada pelo especialista da área, Valmir Santhiago, vai ressaltar que o quociente eleitoral é o total de votos válidos divididos pelo número de vagas em disputa. Santa Catarina possui 40 deputados estaduais e 16 deputados federais. Este cálculo combinado com o quociente partidário resulta na distribuição de cadeiras para deputados federais e estaduais.

“Nossa intenção é mostrar quantos votos por partido que o eleitor precisa para eleger um deputado federal ou um deputado estadual. Destacar também como nós podemos nos organizar para ter um maior número de representantes na nossa região. Quando você exerce a sua cidadania, o seu voto vai fazer a diferença!”, destaca o presidente da Ajorpeme, Jonas Tilp.

Por meio desse mecanismo de cálculo eleitoral é que se define os partidos e/ou coligações que ocuparão as vagas em disputa nos cargos de deputado federal e estadual. As eleições deste ano acontecem no dia 2 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 30 de outubro.

Momentos antes da abertura do evento, acontece uma visita às instalações do Teatro Bolshoi e também apresentação dos alunos da escola joinvilense, sendo a única filial fora da Rússia.

O Conselho de Entidades de Joinville, formada pela Ajorpeme, Acij, Acomac e CDL Joinville, está conscientizando a população, através de várias ações, para que os eleitores comparecem às urnas, validem seu voto nos dias de eleição e votem em lideranças de Joinville e região como forma de aumentar a representatividade na maior cidade de Santa Catarina e na região Norte. As entidades estão promovendo ações com o tema: “Seu Voto Faz a Diferença”.

 

Inscreva-se gratuitamente pelo link: https://www.ajorpeme.com.br/events/plenaria-a-matematica-dos-votos/form

Block