Sexta, 01/07/2022
Joinville - SC

Ajao promove exposição de orquídeas neste final de semana

março 12, 2022
Ajao promove exposição de orquídeas neste final de semana
Compartilhar
Ouvir publicação

No mês de seu aniversário, Joinville: a Cidade das Flores será palco de uma exposição de orquídeas da espécie Labiata, que floresce justamente nessa época do ano. Trata-se do Labiata Show, evento que será realizado nos dias 12 e 13 de março (sábado e domingo, das 9 às 20 horas), pela Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (Ajao), organizadora da Festa das Flores. Será na própria sede da Ajao, que fica na subida do Mirante (rua Saguaçu, 212).

 

 

“É um presente para a Cidade das Flores”, afirma o presidente da Ajao, Jacson Lúcio Zandonai. Segundo ele, a intenção é que o Labiata Show, que faz parte da programação de eventos alusivos ao aniversário da cidade, entre definitivamente para o calendário.

Além da exposição, o evento contará com venda de orquídeas e flores, bem como o tradicional podium das campeãs, que serão eleitas na noite do dia 11 de março. O vice-presidente da entidade, Ingo Bauer, profundo conhecedor da espécie, conta que a Labiata é originária de regiões de serra no Nordeste, com clima mais ameno, mas se adaptou muito bem ao clima da região de Joinville e é muito cultivada por aqui. “É a terceira mais popular, atrás apenas da Laelia Purpurata e da Intermedia”, diz.

 

“Antigamente, as flores eram vendidas na beira da estrada e eram trazidas pelos caminheiros aqui para o Sul”, conta. O orquidófilo ressalta ainda que a Labiata destaca-se pelo colorido, que varia do branco e rosado ao azul, passando também pelo rubro. Além, é claro, do perfume.
“As orquídeas, em geral, tem sempre um aroma, e quanto mais velha a planta, mais perfumada. Mas uma característica da Labiata é que seu perfume é ainda acentuado no fim da tarde, para atrair os polinizadores”, explica.

 

Bauer destaca ainda que como a Labiata é uma planta de floração precoce, que em poucos anos de cultivo em condições apropriadas já floresce, é excelente para quem está começando a cultivar. Por isso, faz um convite aos joinvilenses para o Labiata Show. E lembra que durante o evento serão realizadas oficinas de cultivo para aqueles que querem saber mais, e quem sabe, tornarem-se orquidófilos para manter viva a tradição da Cidade das Flores. Lembrando que, este ano, a Festa das Flores chegará a sua 82ª edição, e será realizada de 15 a 20 de Novembro, na Expoville.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block