Segunda, 27/06/2022
Joinville - SC

Agente comunitária de saúde é homenageada com Medalha Justina Fachini

fevereiro 23, 2022
Agente comunitária de saúde é homenageada com Medalha Justina Fachini
Compartilhar
Ouvir publicação

No dia 8 de março, Dia da Mulher, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Joinville, será entregue a Medalha Justina Fachini, uma homenagem a mulheres que fazem a diferença na cidade. E para receber esta honraria, o médico e vereador Cassiano Ucker escolheu a agente comunitária de saúde Iraci Skorek Lange, que atua no bairro Glória.


 

“De porta em porta, sempre disposta a ouvir principalmente aqueles que estão carentes de atenção, ela ganha a confiança dos pacientes e desempenha um papel fundamental e muitas vezes pouco reconhecido. Iraci representa toda uma categoria (das chamadas ACS’s) que trabalha pela saúde e bem-estar, sobretudo dos mais vulneráveis”, justifica o vereador.

Segundo Dr Cassiano, a história de Iraci Skorek Lange, de 65 anos, é marcada pela dedicação à comunidade, mais especificamente à população do bairro Glória, onde ela mora há 37 anos, desde que veio da pequena Verê, no interior do Paraná. Seu engajamento com as causas locais teve início pelo trabalho na Igreja Nossa Senhora de Fátima, e também pela participação no conselho local de saúde na associação de moradores. Mas os laços de Iraci com a comunidade se fortaleceram mesmo há 16 anos, quando começou a trabalhar como agente comunitária de saúde.

 

“Em seu trabalho, Iraci sempre vai além das obrigações. Como conhece cada morador e as demandas, ela procura sempre ajudar, se envolve e tenta solucionar os problemas acionando sua rede de contatos. Se sensibiliza, principalmente, com idosos, em suas casas ou nos lares, que são muitas vezes abandonados pela família”, complementa o médico e vereador.

Block