Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Ação pelo Diabetes 2021 oferece exames gratuitos em novembro

novembro 24, 2021
Ação pelo Diabetes 2021 oferece exames gratuitos em novembro
Compartilhar
Ouvir publicação

O diabetes afeta 352 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive cegueira. Desde 2017, sempre no mês de novembro, os organizadores do “Ação pelo Diabetes Joinvile” trazem em foco as orientações sobre a importância da prevenção e controle da doença. Ao longo desses quatro anos já foram atendidas mais de mil pessoas com diabetes durante as edições anteriores e envolvidos mais de 500 voluntários.

No ano passado, diante do desafio da pandemia, o evento seguiu com uma nova estruturação: os pacientes diabéticos foram atendidos em grupos menores nas unidades básicas de saúde com avaliação completa. Lá foram realizados os exames de glicemia, pressão arterial, IMC, exame de pé diabético e realizada a triagem do fundo de olho por meio de retinógrafos portáteis. As imagens de fundo de olho foram enviadas via nuvem para uma central onde são avaliadas por especialistas de retina.

E para 2021, o evento seguirá os mesmos moldes. Serão avaliados 500 pessoas diabética nas unidades básicas de saúde e os pacientes que apresentam alguma particularidade na triagem do fundo de olho, serão encaminhados a participarem do “DIA D” no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, a ser realizado no dia 27 de novembro. Neste dia, os pacientes realizarão exames de fundo de olho gratuito e receberão orientações sobre a sua doença. Os casos que necessitarem de tratamento com laser, terão encaminhamento prioritário para tratamento via SUS.

Também durante todo o mês de novembro ocorrerão múltiplas ações para conscientização da campanha Novembro Diabetes Azul em parceria com os endócrinos e profissionais da área da saúde de Joinville.

O evento conta com a participação de diversas empresas parceiras, voluntários, estudantes da área da saúde, médicos e enfermeiros. “O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos da doença e proporcionar gratuitamente os exames que devem fazer parte da rotina do diabético”, comenta Dr. Evandro Luís Rosa, médico oftalmologista e coordenador da campanha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block