Terça, 24/05/2022
Joinville - SC

Ação do Dia das Mães para pacientes renais em Joinville

maio 6, 2022
Ação do Dia das Mães para pacientes renais em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Crianças do contraturno de uma escola particular de Joinville confeccionaram cartões do Dia das Mães para pacientes que fazem hemodiálise ou aguardam transplante de rim na Fundação Pró-Rim, em Joinville, na última semana. Por ser referência na área, essa instituição recebe pacientes de vários estados. Muitas pessoas que fazem tratamento na entidade são mulheres que estão longe de seus filhos.

 

Com a proximidade do Dia das Mães, a saudade de estar com os filhos só aumenta. Justamente por entender esse sentimento de vazio das mães, que as crianças resolveram fabricar os cartões. Ao todo, os alunos confeccionaram 180 cartões, com diversas cores e variadas mensagens de carinho e afetividade.

Devido à vulnerabilidade da saúde das pacientes, as crianças não tiveram contato direto com as mães. Primeiro os cartões foram entregues para as servidoras da Fundação Pró-Rim, e, posteriormente, destinados ao público alvo.

Cartões que alegram

Amelia Regina Lino é uma das pacientes que receberam os cartões. Ela conta que ao ganhar o presente, lembrou da época que sua filha estava aprendendo a escrever. “Ela fazia cartinhas lindas assim. Obrigada pelo carinho e o cuidado ao fazer esta cartinha para mim”, agradece Amélia, paciente do Amapá.

O Voluntariado da Fundação Pró-Rim parabenizou e agradeceu a homenagem das crianças. “As mães tiveram momentos de felicidade e alegria ao receber e ler os lindos cartões juntamente com o livro ‘O Último Convite’, do autor Clifford Goldstein. Obrigada!”, elogia Sonia Vieira, presidente do Voluntariado da entidade.

Para a assistente social do Voluntariado da Pró-Rim, Delicelia Vieira, essa ação dos alunos é bastante significativa na vida das pacientes.”Pois as cartas são para muitas de nossas pacientes todo o carinho que irão receber neste Dia das Mães. Muitas vêm de tão longe e estão distantes de sua família e de seus filhos”, relata Delicelia.

Projeto que incentiva o voluntariado 

Segundo explica a diretora da Escola Adventista de Joinville (unidade Costa e Silva), Telma Lavrini, os cartões foram fabricados inteiramente pelos estudantes durante as atividades do contraturno. Ela conta ainda que as obras de artes dos estudantes foram confeccionadas durante as aulas do “Aventure-se em Servir“, projeto que tem o propósito de despertar nas crianças o interesse e a responsabilidade de ajudar ao próximo.

Block