Quinta, 30/06/2022
Joinville - SC

Abundância : Joinville é terra das águas

junho 23, 2022
Abundância : Joinville é terra das águas
Compartilhar
Ouvir publicação
Rogemar Santos

Qual foi a última vez que o amigo leitor do Jornal da Cidade leu, assistiu ou ouviu que Joinville teria que promover racionamento de água? Pois bem, deve ter sido há muito tempo. Mas, existe um motivo para que a cidade não tenha esse problema seguidamente, apesar dos seus mais de 580 mil habitantes (segundo o Censo)?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Joinville tem diversos rios que cortam o município, como Cachoeira, Cubatão e Piraí – esses dois últimos são as fontes de abastecimento de água da cidade. Além deles, Joinville tem rios em todas as regiões da cidade como o Águas Vermelhas, o Mathias, o Jaguarão, além do rio ItaumMirim, na zona Sul, e o rio Pirabeiraba, na zona Norte.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) tem mapeadas mais de 13 mil nascentes que dão origem a todos esses corpos d’água. O município de Joinville localiza-se na bacia hidrográfica chamada Vertente Atlântica da Serra do Mar, que é formada por um conjunto de bacias isoladas, compreendendo 37% da área total do estado.

Os rios dessa vertente são compridos e bastante acidentado no curso superior. Já no curso inferior aparecem as planícies. A geomorfologia (que estuda as formas da superfície terrestre) da região, associada às condições climáticas e à cobertura vegetal, influenciam positivamente o regime hídrico das bacias hidrográficas do município. De acordo com a Companhia Águas de Joinville, diariamente, são tratados 188.473.256 litros de água na cidade.

A cobertura de abastecimento de água em Joinville é de 99,2%. O consumo per capita é de 178 litros por habitante, por dia. Segundo dados da Epagri/Ciram, desde 2013, todos os anos registraram mais de 200 dias com chuva acima de 0.2 mm. Joinville tem várias condições que contribuem para que chova muito na cidade: região muito úmida, proximidade com o mar, existência de rios que cruzam a cidade e vegetação muito densa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block