terça-feira,

20/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Abertura do Natal de Joinville 2023 emociona público de 38 mil pessoas

 

Brilho nos olhos, emoção e o coração cheio de bons sentimentos como afeto, união e amor.

Participe do grupo de ocorrências / Clique Aqui

Foi nesse clima que os cerca de 38 mil joinvilenses deram às boas-vindas ao Papai Noel e acompanharam a Abertura do Natal de Joinville.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cerimônia ocorreu em frente à Prefeitura e abriu um momento especial, no qual o clima natalino toma conta da cidade.

São diversas atrações gratuitas, praças decoradas e iluminação especial.

“Milhares e milhares de famílias aqui presentes e agora começa uma programação toda especial na cidade. Quero agradecer o joinvilense que veio participar, os patrocinadores e o Instituto Natal. Que o Natal em Joinville seja um momento feliz e que as famílias possam realmente curtir as diversas atrações gratuitas”, convida o prefeito Adriano Silva.

“Agora temos mais 48 dias de programação para todo joinvilense aproveitar. Ano passado constatamos que vários turistas de fora pararam em Joinville. Neste ano, a Secult e o Instituto de Natal fizeram parcerias com agências de viagens e colocaram Joinville como um destino de Natal”, explica Ozei Luiz da Silva, presidente do Instituto Natal Joinville.

Logo após a saudação do prefeito Adriano Silva e do presidente do Instituto Natal Joinville, Ozei Luiz da Silva, um momento ecumênico conduzido pelo padre Anderson Pitz, da Diocese de Joinville; o pastor Davi Paulo, presidente do Conselho de Pastores de Joinville e Norte Catarinense; e o pastor Cléo Martin, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil levou à reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Os cantores Jacira e Ricardo fizeram a apresentação da oração do Pai Nosso.

Espetáculo Cartas de Natal encanta com enredo exclusivo

“Cartas de Natal” o espetáculo de abertura preparado especialmente para o evento teve música, dança e teatro. O enredo embalado por canções tradicionais natalinas conduziu o público por um mundo mágico, em que os duendes Chineque e Chimia tinham como missão consertar a fábrica encantada de Natal para que as luzes fossem acesas.

Para isso, contaram com a ajuda da menina Francisca e do Jacaré Fritz.

Após uma chamada de vídeo para o Papai Noel, as luzes da fachada da Prefeitura foram acesas. Mas as surpresas não pararam por aí.

Ao som de Noite Feliz, os artistas representaram os personagens do presépio e o público participou com milhares de celulares acesos, iluminando a noite joinvilense.

Ao todo, mais de 130 pessoas participaram do espetáculo. Coral Infantojuvenil da Arte Maior, dirigido por Kátia Siqueira, contou com 80 coralistas. Eles cantaram ritmos conhecidos, como “Vem chegando o Natal”; “Blim-Blom”, tema do Natal de Joinville “We Wish You a Merry Christmas”, “Jingle Bells Rock”, entre outras canções.

A dança ficou a cargo do Movimento Artístico Patricia Dalchau (MOA). Com 55 bailarinos em cena, com coreografias feitas por Emilly Carstens, João Vitor Trizote e Patricia Dalchau. Cada coreografia da peça foi inspirada nas cartas de Natal, tema do espetáculo, e os desejos que elas expressam.

Após a contagem regressiva, o Papai Noel apareceu na sacada e saudou o público. “Feliz Natal! Amor e Paz, meus pequeninos! Venham me visitar na Fábrica dos Sonhos, na Praça da Bandeira! Espero vocês todos lá”, convidou o Papai Noel.

Ao fim do espetáculo, uma cascata de fogos indoor surpreendeu o público enquanto o coral cantava “Um feliz Natal”.

O espetáculo “Cartas de Natal” teve a direção cênica de Lucas David, com direção musical de Kátia Siqueira e direção artística de Patrícia Dalchau.

“Achei maravilhoso, é a primeira vez que venho, moro em Joinville há mais de oito anos e nunca vi um espetáculo tão maravilhoso como esse”, diz Ana Paula Ribeiro, auxiliar de educador.

A família de Jéssica chegou às 17 horas, com cadeira de praia e cooler com guloseimas, e ficou bem perto do gradil na frente da prefeitura para não perder um detalhe do espetáculo. “Achei simplesmente lindo, encantador, bem ensaiado, perfeito. Acho muito importante Joinville ter na cidade um evento como esse”, disse Jéssica Souza da Costa, dona de casa.

Para garantir a tranquilidade, conforto e segurança, uma grandiosa estrutura foi montada em frente à Prefeitura com telões, palco, iluminação e som. Gradis ao redor do Rio Cachoeira e próximo à área criaram um corredor estratégico com mais de 200 profissionais entre Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Defesa Civil e Grupo de Resgate em Montanhas. Servidores de várias Secretarias da Prefeitura de Joinville trabalharam na orientação do público e organização do evento.

Fábrica Encantada do Natal

Em uma referência à vocação industrial de Joinville, o tema deste ano é a Fábrica Encantada do Natal. As praças da região central de Joinville se transformaram em espaços instagramáveis, decorados e temáticos. A Praça da Bandeira é a Fábrica de Sonhos e a residência oficial do Papai Noel. Como já é tradicional, a neve vai fazer toda a diferença nesse local.

A Praça Dario Salles é a Fábrica das Brincadeiras. Um local onde vários brinquedos gigantes vão proporcionar um ambiente lúdico, criativo e mágico. Na Praça Nereu Ramos, a Fábrica de Doces tem o carrossel e um espaço para que as crianças conheçam a tradição culinária do Natal.

Na Praça da Biblioteca está montado o Mercado de Natal e no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, a Feira Natal Feito à Mão. O ginásio Abel Schulz recebe a pista de patinação no gelo. Na travessa Dr. Norberto Bachmann fica a praça de alimentação com palco para apresentações culturais. As atrações do Natal de Joinville funcionam de terça-feira a domingo. A programação completa está no site www.nataldejoinville.com.br.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo