Últimas notícias
Home » Variedades » AAPLAJ abre exposição Memórias de Moças Bem Comportadas II

AAPLAJ abre exposição Memórias de Moças Bem Comportadas II

Compartilhe

A Associação dos Artistas Plásticos de Joinville, inaugura na próxima quarta-feira dia 13 de março, a exposição coletiva “Memorias de Moças Bem-Comportadas II”. As obras criadas pelas 28 artistas que participam desta edição, se apresentam nas mais diferentes linguagens como desenho, pintura, fotografia, impressão, cerâmica, instalação, tecelagem, colagem e objetos. A mostra é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

A primeira edição de “Memórias…”, aconteceu em março do ano passado e foi um dos maiores sucessos da temporada, atraindo um expressivo número de visitantes para a Galeria da Associação, foi inspirada na autobiografia de Simone de Beauvoir, Memórias de Uma Moça Bem-Comportada, o livro dividido em três partes: infância, adolescência e vida adulta. O tom de crítica a sociedade burguesa e aos valores impostos às mulheres começa logo no título, pois a “moça bem-comportada” é exatamente o que Simone nunca conseguiu ser. Na segunda parte do livro, Simone começa a relatar diversos pensamentos e acontecimentos que a tornaram a filósofa feminista que hoje conhecemos.

Em 2018, cada uma das artistas exibiu duas obras, inspiradas no livro de Simone, um autorretrato e outra obra expressando seu interior. Para esta edição cada artista criou apenas uma obra, inspiradas em uma mulher que fez a diferença em seu tempo marcando território na história, as personalidades que serviram de referência ou inspiração só serão conhecidas no dia da abertura através das obras, são mulheres de vários países, de outros estados, e também de Joinville.

As artistas plásticas SoniaRosa, Asta dos Reis e Regina Marcis, assinam a curadoria de “

Memórias de Moças…”, SoniaRosa conta que as artistas tiveram total liberdade na escolha da mulher inspiradora, da técnica e da dimensão da obra, a única imposição é que teria que ser mulher, entre as homenageadas estão escritoras, artistas, psiquiatras, compositoras, pedagogas, as artistas também puderam exaltar memórias, revirando seus baús de lembranças mais íntimas.

Sobre a concepção da exposição SoniaRosa comenta que:

Em 1943 Marcel Duchamp sugeriu à colecionadora de arte, Peggy Guggenheim, que fizesse uma exposição somente com mulheres, isto aconteceu em Nova York e chamou-se “Exposição das 31 Mulheres”.  Na realidade 31 artistas se inscreveram, porém três não puderam participar, então as três musicistas completaram o número. Aqui não poderia ser diferente, no coquetel de abertura teremos a participação das musicistas Ellen Mirú, Era Vulgariz e Vic Mundana, completando as 31 mulheres”.

A exposição é composta por trabalhos de Ana Faleiro, Ariane Krelling, Asta dos Reis, Cristina Walter, Danuzia Monteiro, Denise Torrens, Juli Rossi, Katia Baeta, Kátia Kohn, Léia Caron, Lilian Busse, Linda Poll, Márcia Camargo, Mirian Puerta, Nazaré Lisboa, Priscila dos Anjos, Queila, Rebeca Cardoso, Regina Marcis, Roseana Harger, Roseli Ritzmann, Roseli Sartori, Rosi Costa, Sandra Tanner, Silvana Pohl, SoniaRosa, Vera Mattar e Virgínia Prychodco.

Agende-se

Data: Abertura dia 13 de março às 19h30 – Até 14 de abril.

Horário: De terças a sextas-feiras, das 14 às 17 horas na AAPLAJ ( Cidadela Cultural Antarctica)

Fotos: Blog Artes Visuais Exposições em Joinville

About Mariana Woj

Mariana Woj
Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville