Quarta, 28/07/2021
Joinville

AJAO completa 83 anos nesta segunda-feira

julho 19, 2021
AJAO completa 83 anos nesta segunda-feira
Compartilhar
Ouvir publicação

A Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO, completa nesta segunda-feira (19), 83 anos de existência e realiza, a cada ano, diversos eventos e participa de variadas exposições de flores em todo Brasil, sendo que o evento de maior importância é a realização de sua Festa das Flores, um das mais tradicionais festas da cidade.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

 

Sua sede, localizada na Rua Saguaçu, 212, em Joinville, possui ainda como objetivo manter o Parque Adalberto Schmalz, espaço gratuito e aberto ao público.

Em todas suas atuações objetiva a conscientização ambiental dos agremiados e público em geral, exercendo filantropia e auxílio ao próximo. A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus. Encantados pela beleza dessas flores nativas passaram a recolher as plantas e, vez por outra, as reuniam para admirá-las e comparar as variedades.

Esta pratica é ainda mantida pela AJAO.  Quinzenalmente os sócios se reúnem para apresentar suas plantas floridas e trocar experiências na sede da Agremiação.  A AJAO conta hoje com mais de 80 sócios, inclusive
sócio mirins.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Seus associados cultivam inúmeras espécies de orquídeas, entre elas estão a Laélia Purpurata, Cattleya, Phalaenopsis, Oncidium, Dendrobium, Híbridos, Miltônia, Wanda, Epidendrus, Cyrtopodiuns, Encyclias, Catasetum, Maxilaria, Cattleya intermédia, entre outras.

Segundo atual presidente da AJAO, Jacson Lucio Zandonai, as atividades em 2021 estão sendo realizados através de exposição em shoppings, parceria em outros eventos, mutirões voluntários de plantio de orquídeas, oficinas de cultivo, entre outros projetos que serão realizados no decorrer do ano.

“É gratificante comemorar 83 anos de uma instituição que contribui tanto para o desenvolvimento histórico, turístico e cultural de Joinville e cuja trajetória se confunde com a história da própria cidade. Agradeço de uma forma muito especial aos nossos agremiados que permanecem firmes na construção e no desenvolvimento crescente desta entidade.

Quero enfatizar que vocês são símbolos de coragem, dedicação e que juntos vamos escrever as paginas desta história tão importante e que jamais será esquecida”, pontua Zandonai.

A AJAO é a idealizadora e realizadora da Festa das Flores de Joinville por 81 anos, ajudando a promover a marca “Joinville – Cidade das Flores”. O forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Em 1982, a Festa das Flores foi “Destaque

Artístico do Turismo Nacional”, em premiação do Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro (RJ). Em 1991, a Festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo – PIT, como “Evento de Destaque Turístico”, promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro (RJ).

Em 2007, o “Swiss Tourism Awards”, conhecido como “Oscar” suíço do turismo, reconheceu Joinville como “Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística”, na categoria “Patrimônio a ser protegido”, com
ampla divulgação na imprensa européia.

Esta instituição sólida e realiza a Festa das Flores por 81 anos, recebendo o reconhecimento legal do evento através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, onde a Festa é declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, bem como com a Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010, que a institui como
Festa Oficial do Município de Joinville.

A AJAO já foi decretada de utilidade Pública Federal, bem como Estadual através da Lei 2.032  de 11/5/59 e utilidade Pública Municipal através da Lei 483 de 10/9/58.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Não é permitido replicar o conteúdo desse site.