
Compartilhar
Ao longo de todo ano de 2021 e 2022, a revisão do Plano Diretor de Joinville foi analisado pela Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal e recebeu parecer favorável.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube!
O parecer foi apresentado durante audiência pública realizada no último dia (31). O documento sugere a adoção de 127 emendas do relator Wilian Tonezi, (Patriota) elaboradas a partir de emendas de comissões e vereadores e de sugestões da própria sociedade Joinvilense.
A revisão do Plano Diretor chegou na Câmara Municipal, em dezembro de 2018, dez anos após ser criado em 2008 conforme determina o Estatuto das Cidades. Sua tramitação, porém, ficou prejudicada devido as restrições no período da pandemia que impediu a realização dos debates com a sociedade.
As reuniões presenciais só foram possíveis no ano passado, ja na atual legislatura da Câmara Municipal, quando centenas de pessoas foram ouvidas em oito audiências publicas realizadas nos bairros. No início deste ano, uma comissão especial realizou novas audiências temáticas no plenário do Legislativo.
O vereador Diego Machado, do (PSDB), Presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, destacou a importância que o Plano Diretor tem para o desenvolvimento da cidade de Joinville,
“O Plano Diretor é basicamente o planejamento da cidade, como Joinville vai crescer , de que maneira vai crescer, vai expandir”, disse o vereador.
Diego Machado, ainda lembrou que um dos pontos importantes elencados pela Comissão de Urbanismo, é com relação as áreas de zoneamentos, como; zoneamento rural e zoneamento urbano. De acordo o vereador, é preciso definir regras de como pensar a cidade de Joinville do futuro. O relatório será votado pelos outros vereadores no próximo dia 07/06, na reunião ordinária da comissão.