Segunda, 08/08/2022
Joinville - SC

4º Festival do Museu Nacional ocorre neste domingo em Joinville

junho 29, 2022
4º Festival do Museu Nacional ocorre neste domingo em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

“Festa no Museu: cultura de volta à rua”. Esta é a temática do 4º Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville (MNIC), que será realizado neste domingo (3/7), das 10h às 19h30, ocupando, além do jardim do museu, a rua Rio Branco, nos fundos da Rua das Palmeiras. A ampla programação presencial marca também os 65 anos do museu e é uma oportunidade para o público conhecer e interagir com diferentes culturas existentes em Joinville.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Na rua Rio Branco, será montado um palco para apresentações culturais. Por este motivo, ocorre a interrupção no fluxo de veículos durante o dia. Também haverá um espaço reservado para a gastronomia japonesa, haitiana, francesa, italiana, alemã e brasileira, com opções que serão disponibilizadas pelos próprios participantes para que o público adquira e experimente os pratos típicos.

O público poderá conferir manifestações culturais diversas, como música, dança, pinturas, esculturas, artesanato, mostra de bonsais, origamis, além de participar de oficinas e rodas de conversa. Tudo isso com a presença de culturas que estão presentes na região, como a indígena, afro-brasileira e europeia, passando pela cultura oriental, além de grupos de venezuelanos, haitianos, e senegaleses.

Cerca de cem pessoas, entre servidores da Prefeitura de Joinville, voluntários e participantes dos grupos, estão envolvidos diretamente na iniciativa.

“Este evento está sendo muito aguardado por todos. Em março, o museu reabriu as portas para receber seu público e agora volta para a rua para interagir com as diversas culturas e identidades que formam a cidade de Joinville. É uma homenagem a todas estas culturas e um presente para a cidade”, destaca Roberta Meyer, gerente de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A programação completa está disponível no site da Prefeitura (https://bit.ly/4FestivalMNIC).

Festival MNIC

Realizado desde 2018, o Festival é uma das formas que a equipe do Museu Nacional de Imigração e Colonização encontrou para se conectar ainda mais com a comunidade.

A proposta do evento é de integrar os diferentes migrantes e imigrantes que compõem a cidade, considerando também os fluxos migratórios contemporâneos. Desde 2015, há essa aproximação com os diferentes grupos da cidade. Em 2018, o museu passou a mapear grupos, coletivos e associações que representam os imigrantes.

A organização do Festival é realizada em parceria com os grupos e associações e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

Museu Nacional de Imigração e Colonização

No dia 2 de julho, o Museu Nacional de Imigração e Colonização comemora 65 anos de fundação, sendo um dos pontos turísticos mais conhecidos de Joinville. O MNIC é uma instituição museológica criada pela Lei 3.188, em 1957. Uma das edificações que o museu abriga, o casarão, é datada do século 19, de 1870. Este imponente casarão está intimamente ligado à história da cidade, pois foi construído para ser moradia do administrador dos bens do Príncipe de Joinville, servindo temporariamente também como a sede administrativa da colônia Dona Francisca. Em 1939, o imóvel foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN).

Block