Segunda, 19/04/2021
Joinville

Vereadores buscam solução para abandono da Ceasa

abril 7, 2021
Vereadores buscam solução para abandono da Ceasa
Se preferir, ouça esta notícia. Informação acessível é no AJ.
Voiced by Amazon Polly

Na manhã desta quarta-feira (7), vereadores participaram de reunião na Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), em Pirabeiraba. O encontro reuniu lideranças da agricultura do município e do estado para debater a estadualização da central de Joinville como solução para os problemas estruturais do prédio. Atualmente, apenas 5 dos 16 boxes da central joinvilense estão em operação.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Na semana passada, na reunião da Comissão de Economia da CVJ, a funcionária d Ceasa Sirley Lehmkuhl Goedert citou as necessidade de reformas no pavilhão do agricultor e na estrutura do edifício, além da urgência na individualização da energia elétrica. A reunião desta manhã, que foi realizada em um pavilhão sem paredes e com vários problemas no telhado, discutiu-se novamente a possibilidade de se estadualizar a central de Joinville, que se encontra sob administração municipal.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Plínio Castro analisou que a pauta “tem tudo para dar certo por ter muitos envolvidos”, mas observou que a Cidasc não tem orçamento previsto para essa situação. Para ele, a solução deve ser uma decisão do governo do estado com a Secretaria Estadual de Agricultura.

Durante a reunião, o presidente da Comissão de Economia, vereador Osmar Vicente (PSC), manifestou-se a favor de soluções para a estrutura. Na opinião dele, o objetivo é que a Ceasa de Joinville seja produtiva para os agricultores e comerciantes e para os consumidores. Membro da comissão, o vereador Sidney Sabel (DEM) vê a situação como inconcebível. “Temos que dar uma resposta aos nossos agricultores, nós que somos vereadores aqui da área rural somos cobrados diariamente”, afirmou.

Aconteceu em Joinville no Twitter – Clique Aqui

Na opinião do vereador Adilson Girardi (MDB), proponente da inspeção desta manhã, a resolução dos problemas da Ceasa traz “mais dignidade para agricultores joinvilenses”. Para ele, “o funcionamento da Ceasa significa a sobrevivência da agricultura familiar e reforça a economia da cidade”.

Uma nova reunião com representantes do governo estadual foi deliberada para a próxima semana, ainda sem data e local confirmados. Sidney Sabel sugeriu que a CVJ tenha um representante neste encontro, o que foi aceito pelos demais participantes.

Além de vereadores e representantes da Cidasc citados, a reunião contou com a presença do vereador Henrique Deckmann (MDB), boxistas e representantes da Ceasa, da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, da Empresa de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Nordeste de Santa Catarina.

Texto: Jeferson Luis dos Santos

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI: 

Facebook Comments

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville
Skip to content