Segunda, 19/04/2021
Joinville

Psicologia do Esporte: HIPNOSE by Carlos Alberto Hang

Psicologia do Esporte: HIPNOSE by Carlos Alberto Hang

A psicologia do esporte utiliza diversas ferramentas para proporcionar aos atletas os melhores rendimentos possíveis, entre elas está a hipnose, utilizada por profissionais que tenham preparo técnico para tal, promovendo meios mais rápidos de obtenção de resultados buscados do que com outras ferramentas, em alguns casos específicos.

Uma das técnica utilizadas pelo hipnoterapeuta é a chamada RESGATE DE ESTADO, onde busca acelerar o processo de recuperação de atletas em tratamento médico, fisioterapêutico ou psicológico.

Outras possibilidade de uso da hipnose se dá pelo controle da ansiedade, tratamento de traumas e fobias, auxiliar na autoestima, melhora do desempenho físico e mental, relaxamento físico e mental, emagrecimento, tratamento de dependência química, entre outras possibilidades.

A técnicas utilizadas da hipnose não dispensam o trabalho com a psicologia, a medicina, o fisioterapia, e afins, mas serve como acelerador do processo de melhora ou cura.

Vale aqui destacar que hipnose é um processo natural da mente, um estado mental de transe, de atenção focada, bem como que ninguém fica totalmente inconsciente no processo, bem como ninguém faz nada que não queira fazer ou dizer durante o mesmo, ficando consciente do que ouve, diz ou faz.

Toda pessoa pode ser hipnotizada, apenas os métodos para se atingir o estado de transe é diferente para algumas pessoas. Assistir a um filme e se emocionar com ele é um tipo de estado hipnótico, sendo exemplo de que vivemos sobre hipnose em diversos níveis.

Apenas são utilizadas técnicas que possibilitam a busca de agentes problemáticos que estejam acionando os obstáculos, assim como se produz um processo de ressignificação e dissensibilização, ou outro meio, que melhore o quadro apresentado.

Existem muitos atletas talentosos, bem preparados física e tecnicamente, e os resultados são negativos, ou medíocres ou abaixo do esperado, e isso geralmente se dá por travas de caráter psicológico ou falta de técnicas de psicologia para autocontrole, por exemplo, e nisso tudo pode entrar, com grande eficiência e de resposta rápida, a hipnose no esporte.

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

Facebook Comments

Carlos Alberto Hang
Sobre o Autor

Carlos Alberto Hang

CARLOS ALBERTO HANG: Escritor e jornalista (03991/SC) também com formação em Psicologia, Filosofia, História, Teologia, Psicopedagogia, Letras e Literatura, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Psicologia do Esporte, Psicanálise, Psicologia Clínica e Comportamental, Nutrição Clínica e Funcional, Coaching, Recursos Humanos,Jornalismo Digital, Logística, Adm. De Hotéis, Relações Internacionais, Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas, Gestão na Administração Pública, Técnico de Segurança do Trabalho, Piano, Linguagem Musical, História da Música, Gastronomia, Inglês, Italiano e Espanhol, é Embaixador pela Cercle Universel des //Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. Instagram: @carlosalbertohang Twitter: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville
Skip to content