Monday, 01/03/2021
Joinville

Maior navio da Marinha do Brasil atraca no Porto de Itajaí para exercícios militares

janeiro 22, 2021
Maior navio da Marinha do Brasil  atraca no Porto de Itajaí para exercícios militares

O Porto de Itajaí recebeu o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico A 140 na manhã dessa quinta-feira (21). A embarcação da Marinha do Brasil de 208,12 metros de comprimento e 30,4 de largura está atracada no berço 4. Este é o maior navio a serviço das Forças Armadas na América Latina.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Vinda do Rio de Janeiro, a embarcação chegou em Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a oficiais e ficará na cidade até sábado (23). A tripulação cumprirá exercícios da formação dos aspirantes da Escola Naval. As atividades consistem em operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios. A Fragata União, atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou à cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

Após a atracação dos navios, a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina ofereceu uma cerimônia de recepção com o cumprimento das regras de distanciamento como prevenção ao coronavírus.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí para o Brasil e a segurança que a Marinha tem em nossas instalações”, enfatiza o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Ele também lembra que para esse ano o Município de Itajaí em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para o prefeito Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha. “Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira”, avalia Morastoni. O prefeito lembrou ainda os investimentos milionários da Marinha no projeto de construção das fragatas que atrairá empregos e tecnologia para a cidade. Em respeito aos protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública às embarcações.

[ads1]

Sobre o Autor

Redação

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.