Home » Joinville » Primeiro foco de dengue do ano é encontrado no Comasa
A larva foi localizada na rua Victor Konder no bairro Comasa

Primeiro foco de dengue do ano é encontrado no Comasa

A Secretaria da Saúde de Joinville identificou um foco do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. A larva foi localizada pelo agente de combate a endemias no número 134 da rua Victor Konder no bairro Comasa, após denúncias.  O local é um terreno baldio, com restos de construção e muito mato.

Este foi primeiro foco registrado este ano no município, agora, será feita uma varredura no local. Moradores do entorno relatam que o local é utilizado por moradores de rua e usuários de drogas. Durante fiscalização da equipe da Vigilância Ambiental, foi localizado potes e diversos recipientes contendo água. Após a retirada dos objetos, foi constatado um foco do mosquito.

A Prefeitura pede que a população contribua para eliminar a presença do mosquito, com atitudes como evitar pratos nos vasos de plantas (ou, então, utilizar areia ou terra), guardar garrafas somente com o gargalo virado para baixo, manter lixeiras tampadas, deixar tanques de armazenamento e caixas d’água vedados, tratar a água da piscina com cloro (limpando-a uma vez por semana), manter ralos fechados e desentupidos e lavar potes de comida e água dos animais com escova.

No final do ano passado, a Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, instalou mil estações disseminadoras de larvicidas em residências e comércios dos bairros Guanabara, Jardim Iririú, Petrópolis, Saguaçu, Boa Vista, Jarivatuba, Paranaguamirim e Santo Antônio. Essa tecnologia será complementar a outras técnicas de controle atualmente empregadas em Joinville.

Denúncias de focos do mosquito da dengue

A Vigilância Ambiental de Joinville orienta que as denúncias sobre locais onde possam haver focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville, no espaço “Institucional – Registre uma manifestação”. Esse é o caminho para o registro oficial na Ouvidoria do Município.

Outra possibilidade para o registro da denúncia é pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde (via WhatsApp), no telefone 3481-5165, que também oferecem atendimento às pessoas que tenham sintomas da dengue.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville