Quando estamos determinados a sermos melhores, os resultados obtidos na caminhada sempre nos servem de aprimoramento e impulso para chegarmos mais perto do que queremos.
Até mesmo as derrotas podem nos ensinar muito mais do que as vitórias, tonando-se combustível para nosso desenvolvimento, alimentando nossa perseverança e ensinando com a análise de nossos erros.
Até mesmo nossos adversários não são nossos meros rivais, mas podem se tornar nossos impulsos diante do aprimoramento que buscamos.
Sabemos que não é fácil enfrentarmos resultados não buscados e desejados, mas quando usamos os mesmos como ferramentas de nosso próprio aprimoramento, todos ganham com isso.
E é nesta questão que também o PSICÓLOGO DO ESPORTE irá atuar, ajudando os atletas e equipe técnica a exercitarem tais feitos acionantes, indo para além dos resultados conquistados, sinalizando possibilidades de uso destes sempre de maneira positiva, evolutiva e conquistadora de nível mais alto de rendimento, foco, perseverança e dedicação.
(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)