Home » Política » Conheça o perfil de Rodrigo Fachini, o vice de Darci de Matos a prefeito de Joinville
Vereador combativo da atual gestão, cumpriu dois mandatos integralmente. /

Conheça o perfil de Rodrigo Fachini, o vice de Darci de Matos a prefeito de Joinville

Rodrigo Fachini segue uma tradição de entrega às causas sociais. Herança do tio, o padre Luiz Facchini; de seu pai, João Fachini e da mãe, Justina Rosa Fachini. Seu pai deixou o sacerdócio para casar com sua mãe. Rodrigo nasceu em Florianópolis, mas com 40 dias de vida já veio morar em Joinville.


Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

s
a

Foi na Zona Sul da cidade que cresceu e vive até hoje com a esposa Karla Duarte Fachini e os quatro filhos: Fábio, João Pedro, Lucas e Luiza. Desde a sua infância sempre esteve muito próximo da política.

Quando seu pai deixou o sacerdócio, foi convidado pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira para assumir a coordenação de seu gabinete. Anos depois, seu pai foi eleito vereador de Joinville. E foi assim que cresceu e se apaixonou pela política. Sempre esteve envolvido em movimentos sociais. Foi o primeiro coordenador de Assuntos para a Juventude de Joinville, foi militante no Movimento Secundarista e teve uma passagem pela Secretaria de Obras do Município.

Foi eleito vereador em 2012, com mais de 4 mil votos. Nos dois últimos anos do primeiro mandato teve a responsabilidade de presidir a maior Câmara de Santa Catarina. Em outubro de 2016 foi eleito vereador para o segundo mandato, com mais de 6 mil votos.

Vereador combativo, cumpriu dois mandatos integralmente. A austeridade marcou sua gestão na presidência da Câmara de Vereadores. O corte radical nas despesas levou o Legislativo, pela primeira vez na história, a devolver R$ 15,5 milhões aos cofres públicos. Fachini reduziu o número de assessores comissionados nos gabinetes e passou exigir escolaridade.

Também foi na sua gestão que finalmente foi possível aprovar a LOT (Lei de Ordenamento Territorial) e outros importantes projetos. É autor da Lei da Dengue, pois já no início do primeiro mandato estava preocupado com a doença, que na época registrava alguns focos na cidade. A administração não seguiu a Lei da Dengue e hoje já temos mais de 8 mil infectados em Joinville.

É autor do Prêmio Jovem Autor, que incentiva crianças das redes públicas e privada da cidade a escrever mais e despertar o pensamento crítico, já impactando mais de 70 mil alunos. É autor da Lei Vagas Vivas, que cria espaço de convivências na região central. Também é autor da Lei Sinais Sonoros, que dá autonomia aos cegos ou pessoas com baixa visão de atravessarem as ruas.

Também é autor da Lei Morar Legal, que prevê assistência técnica gratuita a pessoas de baixa renda para reforma e construção de residências. Fachini ainda é autor de projetos como Horta Comunitária e Telhado Verde. Junto à comunidade dos bairros Morro do Meio e Floresta criou feiras livres de artesanato, culinária e apresentações culturais. Defendeu comerciantes da região Central e da Via Gastronômica, locais que foram destruídos pelas obras do Rio Mathias.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville