Últimas notícias
Home » Mariana Woj » Inventario rápido e mais barato existe? Advogado explica que sim e como fazer

Inventario rápido e mais barato existe? Advogado explica que sim e como fazer

Quando se fala em Ação de Inventário sempre vem à mente um procedimento lento e oneroso para as partes envolvidas. Obrigatório para partilha e transmissão dos bens deixados por uma pessoa falecida, segundo o advogado George Postai de Souza, da Souza Postai Advogados, há casos de processos que penduram por mais de duas décadas somente na primeira instância. “Além disso, outro ponto negativo é o alto custo com impostos que o procedimento representa para os herdeiros, tendo em vista que além dos impostos incidentes na transmissão e registro dos bens e custas processuais, ainda é preciso arcar com os honorários advocatícios, que variam de valor de acordo com cada questão”, explica.

Advogado George Postai de Souza, da Souza Postai Advogados

De acordo com o advogado, uma das alternativas para tornar a ação mais rápida e barata é realizar tal procedimento via cartório extrajudicial, através de escritura pública. “O Inventário Extrajudicial é uma modalidade prevista desde 2007 e dentre os requisitos é necessário que os herdeiros estejam em comum acordo sobre a destinação dos bens a serem partilhados e estejam devidamente representados por advogado”, informa George.

Munidos dos documentos, o advogado dará entrada no inventário no cartório escolhido conforme preferência da família. “O tempo para realização de tal procedimento vai variar de acordo com a disponibilidade de cada cartório. Assim, além do menor custo e de menos burocracia, estando de posse de toda documentação exigida, o Inventário Extrajudicial pode ser realizado em menos de um mês”, destaca o especialista.

Facebook Comments
Please follow and like us:

About Mariana Woj

Mariana Woj
Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
RSS
Follow by Email
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville