Home » Joinville » Plano 15: veja quais ações previstas no plano de governo saíram no papel na área da Saúde, em Joinville
Nova Ala do Hospital Municipal São José

Plano 15: veja quais ações previstas no plano de governo saíram no papel na área da Saúde, em Joinville

A série de reportagens sobre o Plano 15, que está fazendo um balanço do governo Udo Döhler, verificando quais promessas de campanha e projetos saíram ou não do papel, hoje vai analisar as ações na área da saúde. Às vésperas de novas eleições, a intenção é avaliar a última gestão e evidenciar alguns dos desafios que o novo prefeito(a) terá pela frente.

Hospital Municipal São José e PAs

Vamos iniciar essa análise, é claro, pelo Hospital Municipal São José (HMSJ), principal unidade de saúde de Joinville, que mesmo sendo municipal, é referência no Norte do Estado e recebe pacientes de outras cidades também. Entre as ações previstas no Plano 15, relacionadas ao hospital, estava: entregar a nova UTI, o Centro de Materiais Esterilizados e o Centro Cirúrgico, obras que, de acordo com a prefeitura foram entregues. Já a construção de um prédio de apoio ao HMSJ, englobando farmácia e terapias complementares (Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Nutrição), a Prefeitura informa por meio da assessoria de comunicação que os projetos estão prontos, e que a licitação deve ser lançada este ano.

Outra proposta, que visava  reduzir a superlotação do Pronto Socorro do HMSJ, era a Implantação de Centro de Atendimento ao Pequeno Trauma Ortopédico. Esta nova unidade não foi criada, mas em nota, atual gestão ressaltou que, em 2019, o Hospital São José foi contemplado para participar do projeto do Ministério da Saúde “Lean nas Emergências” com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, o que auxiliou na redução da superlotação no Pronto Socorro. “Este projeto utilizou metodologias e ferramentas de gestão que articulam processos na melhoria de giro de leitos e melhor aproveitamento da capacidade instalada, diminuindo o tempo de permanência do paciente internado em um leito no pronto socorro”.

Outra proposta que foi implementada, relacionada ao hospital, foi a modernização de equipamentos de Raio-X por sistemas digitais nos PAs e HMSJ. Segundo a Prefeitura, foi implantado o Centro de Diagnóstico de Imagens Integrado com laudo 24h entre PAs e HMSJ. Além disso, o PA Sul foi ampliado e revitalizado, conforme o plano divulgado na campanha eleitoral. 

Unidades básicas de saúde

Uma das ações previstas no Plano 15 para melhor a rede de atenção básica era a reestruturação da gestão da saúde municipal, criando três Distritos Sanitários com 20 microrregiões de saúde. Este serviço, de acordo com a gestão municipal, teve que ser readequado devido à pandemia da Covid-19. Já a implantação de um sistema informatizado de Gestão em Saúde integrado em toda a Rede de Atenção à Saúde (prontuários, exames laboratoriais e exames de imagem) está em funcionamento.

Outra promessa de governo era adequar todas as Unidades de Saúde às normas de acessibilidade. Este ponto, a Prefeitura garante que está em andamento em toda as obras de revitalização e novas unidades, obras estas que também constavam no plano. Além disso, afirma que implantou o Programa “Melhor Acolher”, para aumentar a qualidade no atendimento da população nas unidades de saúde. 

Quanto à ampliação da cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF), o município respondeu que essa ação ocorreu, ampliando de 118 equipes da ESF em 2018 para 150 equipes ESF em 2020, com cobertura estimada de 88% da população. 

Exames e medicamentos

Quanto à proposta de campanha que previa a ampliação do centro de diagnóstico de exames Laboratoriais Municipal, a resposta foi de que foram feitas melhorias e o serviço está sendo ampliado. Ainda com relação à ampliação do acesso da população à coleta de exames laboratoriais, ampliando o número de postos de coleta, a Prefeitura diz em nota que “foi aumentada a rede de coleta, junto às unidades básicas”. 

Outra promessa era a Criação de Banco de Medicamentos, evitando o desperdício e automedicação. Neste sentido, foi implantado um sistema de gestão para orientação nas Unidades Básicas de Saúde sobre desperdício e automedicação, mas a unidade, em si, não foi criada. 

Criação de redes de cuidado para públicos-alvo específicos

Uma das propostas de governo era o fortalecimento da rede de cuidado ao paciente com Câncer. Em nota, a prefeitura afirmar que, na oncologia, mantém habilitado o CACON – Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, e ressalta que na captação de órgãos a cidade ocupa a segunda posição do estado, habilitada para transplante de fígado, pâncreas e rins.

Com relação à implantação do Centro de Referência ao Diabético, a atual gestão afirma que o atendimento especializado ao paciente diabético está concentrado na Policlínica Boa Vista. Esses atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar e compreendem desde orientações de cuidado, prevenção de complicações, atendimento especializado de enfermagem sob manejo da insulina. E quanto à proposta de ampliação dos programas de diabetes, hipertensão e obesidade para prevenir o AVC e suas consequências, informa que o serviços estão sendo realizados junto nas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), com grupos de atividades físicas e de palestras com cuidados na saúde.

Outra proposta era o desenvolvimento do Programa Municipal Multidisciplinar de Atenção ao Idoso. Quanto a isso, a Prefeitura afirma em nota que “foi implantado o Programa de Atenção ao Idoso, que é um conjunto de ações e estratégias voltadas à saúde do idoso, que visa a garantia e a qualificação do acesso dessa população aos serviços de saúde. “Como parte importante deste programa, o NARAS trabalhou no ano de 2019 na construção da Linha de Cuidado do Idoso, que é um documento norteador do cuidado. Esta linha está concluída em seu conteúdo e em fase de formatação para consulta pública e consequente publicação”.

Já com relação à criação de núcleo especializado de atendimento à criança vítima de violência, o poder público municipal diz que o serviço é integrado com a rede de proteção à criança, que envolve outras secretarias. Além disso, ressalta que cumpriu com a promessa de fortalecer a rede de apoio psicossocial, com olhar especial ao público infantojuvenil

Quanto à criação do CER, o Centro Especializado em Reabilitação, afirma que o serviço foi efetivado, e que também foram intensificadas as ações do Núcleo Especializado de Atendimento Integral à Mulher junto às unidades de saúde.

Também estava prevista no plano uma ação de ampliação das estratégias de Tele Saúde para qualificar o acesso às principais especialidades. E a Prefeitura afirma que o serviço está em andamento. Além disso, a atual gestão fez questão de ressaltar as principais ações que foram tomadas devido à pandemia.

Confira ações tomadas com relação à Covid-19:

– Ampliação da estrutura a tratamento intensivo exclusivo, com 50 leitos no Hospital Municipal São José

– Implantação de 18 leitos em parceria com o Hospital Bethesda

– Com apoio da Acij foram efetivadas novas alas no HSJ

– Apoio do setor empresarial com doação de equipamentos de proteção

– Reorganização no fluxo de atendimento nas unidades de saúde, com unidades específicas para atendimento aos casos suspeitos – Unidades Sentinelas

– Implantação, em parceria com a Acij, do Centro de Triagem Covid-19

– Implantação do Centro de Tratamento Precoce

– Testagem em massa na comunidade

–  Foram comprados 20 respiradores pela própria Prefeitura de Joinville: estão sendo usado no Hospital São José para a ala UTI Covid-19. São equipamentos da Weg – Valor de R$ 1.102.000,00

– Outros 20 vieram em comodado do Estado: foram distribuídos parte no Hospital São José e parte no Bethesda (10);

– Outros 15 foram doação de empresas, através da Associação Empresarial. Estão no São José.

 

Continue acompanhando aqui no Aconteceu a Joinville a série de reportagens sobre o Plano 15!

Leia também:

Plano 15: Veja o que saiu ou não do papel, começando pelo eixo Infraestrutura

Plano 15: veja quais projetos se concretizaram ou não na área da Cultura

Plano 15: análise das promessas de governo na área de Educação

Facebook Comments

About Mariana Pereira

Mariana Pereira
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville