Home » Variedades » Técnicas para analisar corretamente um terreno à venda em Joinville
VOGEL PAINÉIS
Como avaliar um terreno adequadamente antes de comprar de acordo com o imóvel que pretende construir

Técnicas para analisar corretamente um terreno à venda em Joinville

Comprar um terreno é um investimento que deve sempre ser feito com muita cautela e atenção, haja vista o planejamento de seu futuro imóvel. A escolha do terreno tem que estar de acordo com as necessidades do imóvel que será construído.

Como você pensou a sua nova casa? O que gostaria de fazer neste novo espaço? Existem algumas condições que devem ser observadas a fim de que o terreno se adeque as medidas de sua nova casa. Isso não consiste apenas em definir a localização correta e mais condizente ao seu gosto, mas perceber também a vizinhança, a rua, a arborização, a tranquilidade do lugar, se prefere um espaço mais movimentado, os índices de violência ao redor e outras questões importantes que podem evitar muitas dores de cabeça no futuro. Fique atento a algumas técnicas e dicas para você analisar da melhor possível os terrenos à venda em Joinville.

Topografia do terreno

Fique atento a topografia do terreno e outras questões físicas que podem prejudicar a construção da sua casa. Além dos aspectos que tornam um ambiente bonito e trazem acolhimento e tranquilidade, é importante pesquisar as leis de zoneamento e demais legislações de uso do espaço físico pois elas podem alterar de região para região.

Seja para condomínios, residências ou indústrias, existem medidas e regras específicas para utilização do terreno e não observar esses índices podem comprometer o seu projeto e a dinâmica do seu novo empreendimento. Lembre-se que comprar imóvel é diferente de adquirir um lote pois o imove ainda não está pronto e você deve se preocupar com as medidas legais de construção dos imóveis.

Quando se investe em um imóvel pronto, essas questões já foram consideradas e adequadas anteriormente a construção. Por isso, procure pesquisar antes quais são o coeficiente de aproveitamento, as taxas de ocupação do solo, os recuos obrigatórios, o número de pavimentos que podem ser levantados no caso de sobrados e condomínios, a porcentagem de área verde que precisa ser respeitada, entre outras condições que precisam ser obedecidas.

Infraestrutura

Outro passo importante diz respeito a infraestrutura do espaço a fim de perceber quais adequações serão necessárias. Assim você perceberá se vale a pena investir haja vista que muitos locais nem recebem saneamento básico ou são assistidos pelos serviços da administração municipal. Portanto é sua função pesquisar algumas condições sanitárias como a disponibilidade de rede elétrica e a existência de coleta de esgoto, como funciona a rede de abastecimento de água, o abastecimento e alcance dos cabos para telefonia e internet, o estado da pavimentação e das vias de acessibilidade, dentre outros.

A verificação da metragem e da posição correta dentro do loteamento facilita para que os profissionais desenvolvam um bom trabalho na hora da obra. Enfim, essas questões são essenciais e indispensáveis para a consideração e possibilidade de uma compra correta.

Ajuda especializada 

são muitas variáveis e condições a serem observadas a medida que se faz uma projeção de um imóvel que ainda está no papel. É comum que se tenha muitas dúvidas e dificuldades quanto a escolha do melhor lote para seu planejamento, afinal você não é um especialista em terrenos e imóveis em Joinville. Procure um profissional da área que tenha o conhecimento necessário para te auxiliar. Não tenha vergonha nem economize, pois uma ajuda especializada pode evitar muitos gastos desnecessários no futuro.

Nunca feche uma negociação sem visitar e analisar bem a propriedade em questão com vistas a perceber as limitações e imperfeições do terreno. Chame um engenheiro ou arquiteto para avaliar as taxas de aproveitamento do terreno para verificar se o local é bom e favorável as suas expectativas. Analise o tipo de solo, a estabilidade do terreno e olhar especializado de um técnico pode ajudar muito nesse processo.

Documentação correta

Analisadas e conferidas as condições do terreno e decidido sobre a adequação do mesmo, é hora de avaliar a documentação. Muita atenção nesse ponto, pois papelada inadequada pode impedir e atrasar o início ou a continuidade das suas obras. Confira se as tarifas municipais estão em dia como IPTU e ITR junto a prefeitura, se o lote está com o registro correto e peça a certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienação junto ao Cartório de Registro de Imóveis do município.

O contrato de comora e venda também precisa estar de acordo com as vontades de ambas as partes tendo cláusulas bem descritas e especificadas sobre as condições que foram discutidas na proposta de compra que formaliza a negociação e firma a intenção de compra. Neste documento devem constar algumas informações importantes a qualificação e manifestação da vontade dos envolvidos, localização com a planta urbanística liberada pela prefeitura, indicação do lote, preço do lote e do sinal que foi firmado, modo e forma de pagamento como será feito o reajuste, modo de financiamento, caso houver, e taxa de juros usada para as prestações, prazo que foi definido para aceitação da proposta e assinatura do contrato.

Gostou do nosso artigo e tem interesse de saber mais sobre a compra de terrenos? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe as nossas dicas.

Joana Thays

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville