Home » Carlos Alberto Hang » Psicologia do Esporte: SÍNDROME DE OVERTRAINING by HANG
VOGEL PAINÉIS
Resultados ruins de muitos atletas são analisados como decorrentes das faltas de talento e comprometimento, mas na verdade podem estar atrelados à Síndrome de Overtraining.

Psicologia do Esporte: SÍNDROME DE OVERTRAINING by HANG

Resultados ruins de muitos atletas são analisados como decorrentes das faltas de talento e comprometimento, mas na verdade podem estar atrelados à Síndrome de Overtraining.

SÍNDROME DE OVERTRAINING, também conhecida como Síndrome do Sobretreinamento, diz respeito ao excesso de treno, inadequado tempo de descanso, excesso de pressão sofrida e falta de respeito ou conhecimento dos próprios limites físicos e psicológicos, fazendo com que perca a performance e comece a apresentar problemas de recuperação de lesões e afins.

Alguns ainda acreditam que se trata apenas das questões físicas, mas ledo engano, pois mesmo se tratando disso também, são igualmente ou mais ainda, os fatores psicológicos do atleta que desencadeiam um resultado inverso ao buscado ou já alcançado até então.

Não somente a pressão que faz sobre si mesmo o atleta, mas a pressão promovida por ele diante da equipe técnica, pelos torcedores e fãs, pela mídia, pela equipe de atletas, pela competição e, ainda fortemente pelos fatores emocionais advindos do ambiente particular, como família, namoro, casamento, sexualidade, além das questões financeiras.

Tudo isso somado a uma atividade intensa de exercícios físicos, provocam efeitos contrários aos desejados, sendo neste panorama que deve estar presente um psicólogo do esporte preparado para atuar, sem o qual a busca de soluções buscada geralmente não é a mais coerente, quando não ocorre desistência por parte do atleta ou de quem o contratou por acreditarem ser os limites reais do atleta os resultados obtidos no momento.

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

Facebook Comments

About Carlos Alberto Hang

Carlos Alberto Hang
CARLOS ALBERTO HANG: Escritor e jornalista (03991/SC) também com formação em Psicologia, Filosofia, História, Teologia, Psicopedagogia, Letras e Literatura, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Psicologia do Esporte, Psicanálise, Psicologia Clínica e Comportamental, Nutrição Clínica e Funcional, Coaching, Recursos Humanos,Jornalismo Digital, Logística, Adm. De Hotéis, Relações Internacionais, Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas, Gestão na Administração Pública, Técnico de Segurança do Trabalho, Piano, Linguagem Musical, História da Música, Gastronomia, Inglês, Italiano e Espanhol, é Embaixador pela Cercle Universel des //Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. Instagram: @carlosalbertohang Twitter: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville