Últimas notícias
Home » Joinville » Prefeitura prepara terminais para retorno do transporte coletivo
VOGEL PAINÉIS
Ficou limitada a 60% a ocupação máxima por ônibus. / SECOM/ AJ

Prefeitura prepara terminais para retorno do transporte coletivo

O transporte coletivo urbano em Joinville voltará a operar na segunda-feira, 8 de junho. A retomada nos municípios foi autorizado pelo governo do Estado, sendo que cada cidade recebeu autonomia para decidir como serão os procedimentos. O serviço havia sido suspenso em 18 de março, por conta de decreto de situação de emergência, como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.

 a
a
S

Em Joinville, diversas regras foram definidas com objetivo de evitar a ampliar contaminação. “O retorno está sendo feito em parceria com as empresas concessionárias”, diz a gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco. Haverá cartazes explicativos nos ônibus e terminais com as informações.

Será obrigatório o uso de máscara para motoristas, colaboradores e passageiros. Não haverá venda de passagem embarcada. Os passageiros deverão adquirir os cartões antecipados nos terminais, estações de cidadania e demais locais de venda. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não poderão usar o transporte coletivo no momento.

Ficou limitada a 60% a ocupação máxima por ônibus. Haverá demarcação de filas nos terminais e os fiscais farão o controle da entrada. Ao atingir o limite de 60% de lotação, o luminoso do veículo irá informar e será acionado ônibus extra.

A solicitação é de que as pessoas compreendam a necessidade dos cuidados e restrições e colaborem. Inclusive, devem evitar conversar dentro dos ônibus, manusear o celular, tocar o rosto ou as máscaras antes de higienizar as mãos. Para higienização, haverá álcool em gel disponível nos ônibus e terminais. Também foram feitas sinalização orientativa para o distanciamento entre as pessoas.

Se o cidadão desrespeitar o que está sendo solicitado, a Polícia Militar será acionada. A Guarda Municipal também prestará apoio. “Precisamos que a população colabore e respeite o que está sendo exigido, que é para a segurança de todos. Se isso não ocorrer, o serviço poderá parar novamente. Fazemos um apelo que usem somente para o necessário: questões de trabalho ou saúde”, enfatiza Edilaine. Quem puder, evitar utilizar nos horários de pico.

Os veículos e os ambientes de prestação de serviço serão desinfectados, diariamente, incluindo maçanetas, catracas, poltronas e corrimão. Os fiscais e de transporte da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) irão verificar o atendimento às normas, dentro dos terminais.

Caso ocorra descumprimento, acionarão a Vigilância Sanitária, que autuará os responsáveis com base no Decreto Municipal 37493/2020. A penalidade pode ir de advertência à suspensão novamente do serviço até o final da pandemia, com aplicação de multa.

A Secretaria da Saúde também vai realizar barreira sanitária nos 10 terminais de ônibus para medir a temperatura da população e aplicar testes, rápidos por amostragem.

Os horários e itinerários das linhas que irão operar podem ser consultados no site https://onibus.infoDenúncias sobre o descumprimento das regras podem ser feitas pelo canal Web-Saúde, no número (47) 3481.5165 (atendimento via WhatsApp).

a
Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

a

 

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville