Últimas notícias
Home » Joinville » Casa da Cultura de Joinville retoma atividades com aulas on-line
VOGEL PAINÉIS
Os alunos que não possuem meios eletrônicos para acesso às aulas, terão todo o conteúdo disponibilizado em material impresso

Casa da Cultura de Joinville retoma atividades com aulas on-line

Desde o início desta semana, os alunos da Escola Municipal de Ballet (EMB), da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) e da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrantes da Casa da Cultura de Joinville, estão vivenciando de uma nova experiência, com a participação nas aulas não presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus.

A
Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

s
 a
a
S

Os conteúdos são preparados pelos professores de todos os cursos da instituição e disponibilizados aos alunos por meio da plataforma Google Classroom, mesmo canal utilizado pela rede de ensino da Secretaria de Educação de Joinville.

De acordo com o gerente da Casa da Cultura, Marcos Vieira, a iniciativa está sendo aprovada por alunos, pais e professores.

“Estamos fazendo acompanhamento diário e cerca de 90% dos alunos da escola estão participando das aulas on-line. Para quem não participa, o professor esgota suas possibilidades de falar com o aluno e, caso não consiga, a secretaria da Casa da Cultura entra em contato para acompanhar”, explica.

Embora os cursos livres tenham sido liberados pelo Governo de Santa Catarina, a Casa da Cultura irá manter as atividades não presenciais, acompanhando o decreto vigente que suspende as aulas presenciais do ensino regular, até o dia 2 de agosto.

“A liberação para as aulas presenciais dos cursos livres vale apenas para alunos a partir de 14 anos de idade. Como temos muitos alunos abaixo dessa faixa etária, optamos por manter o mesmo tipo de atividade para todos”, disse o gerente.

Os alunos de cursos que utilizam algum instrumento musical ou equipamento disponível apenas na Casa da Cultura, como por exemplo, piano, forno de queima para cerâmica ou teares, podem agendar horário na secretaria da escola e realizar a sua aula de forma presencial, seguindo os padrões de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, uso de máscara e de álcool em gel.

Os alunos que não possuem meios eletrônicos para acesso às aulas, terão todo o conteúdo disponibilizado em material impresso, que deverá ser retirado na secretaria da Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Novas experiências

A mudança do ambiente presencial para o virtual, foi um desafio que precisou ser rapidamente assimilado por professores, pais e alunos. Em pouco tempo, todos os envolvidos precisaram aprender a trabalhar em novos espaços e com novas ferramentas.
“No início, a proposta gerou um pouco de ansiedade. Precisei mudar totalmente a forma de trabalho, sair de um espaço grande para o espaço de casa, aprender a usar as ferramentas tecnológicas. Mas agora, o resultado está sendo surpreendente”, conta o professor dos cursos de Jazz e Preparatório de Ballet da EMB, Ronald Soares.

Para ele, embora as aulas virtuais não substituam o contato presencial, o retorno de pais e alunos está sendo positivo: “Sou privilegiado porque a criança é muito sincera e dá feed back imediato. Assim que começaram as aulas, já recebi mensagens de agradecimento das crianças e dos pais. Após a ansiedade inicial, está dando certo”.

Aluna do curso Preparatório de Ballet II, a pequena Sofia Hardt, de sete anos, está acompanhando as aulas da sala de sua casa, como manda o figurino: com o traje de bailarina, sapatilha e cabelos arrumados.

“Ela estava morrendo de saudades do ballet, das amigas e do professor. Durante a aula, ela interage, acompanha a contagem e canta junto. Também é uma forma de a gente conhecer o trabalho do professor e ver como ele é querido pelas crianças”, conta Tabata Talita Ruthes, mãe de Sofia.

Para ela, as aulas virtuais chegam em bom momento, neste período isolamento social: “É fundamental. Com as aulas on-line eles podem voltar a fazer uma atividade física, afastam a preguiça e, aos poucos, podem ir retomando a rotina”.

a
Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

a

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville