Últimas notícias
Home » Carlos Alberto Hang » Psicologia do Esporte: O foco está no fortalecimento do atleta e não na resolução de problemas… by HANG
VOGEL PAINÉIS
A psicologia tem como meta reconhecer as variantes e buscar torná-las ferramentas preventivas de problemas e

Psicologia do Esporte: O foco está no fortalecimento do atleta e não na resolução de problemas… by HANG

O papel da psicologia no esporte não tem como foco direto a resolução de problemas, mas o aprimoramento de ferramentas que evitam a produção deles e que capacitam o próprio atleta a rapidamente solucioná-los.

 

Diante da atuação do PSICÓLOGO ESPORTISTA, existe ainda uma limitada visão, achando muitos que se trata de tomar conta com casos considerados problema, e não de fomentar e estimular as questões de caráter cognitivo, psicológico e ainda comportamental.

O foco no gerenciamento da carga de estresse emocional do atleta e equipe técnica, bem como aumentar o poder de concentração e tomada de ação diante de resolução de problemas imediatos durante a prática esportiva, ativados pelo foco, são ferramentas aprimoradas pela psicologia em associação.

A psicologia tem como meta reconhecer as variantes e buscar torná-las ferramentas preventivas de problemas e, como não é possível controlar totalmente o aparecimento doutros problemas (por envolver diversos agentes para além mesmo do atleta em que trabalha), procura ajudá-lo a ser mais senhor de si, pelo menos o suficiente para que tenha perspicácia na solução de problemas que lhe aparecem, além de aprimorar sua IE (Inteligência Emocional) para tal.

Vale sempre salientar que pouco adianta termos um atleta preparado psicologicamente para atuar, quando ainda temos uma equipe técnica descompassada nesta questão, pois esta influencia diretamente na ação dos jogadores (competidores), sendo coautora direta dos resultados deles. Logo, esta também precisa de acompanhamento, análise e envolvimento do psicólogo do esporte.

Acreditar que um técnico de futebol e afins estão preparados para atuar e fazer o papel de um psicólogo, e ainda mais que basta serem entusiastas e motivacionais, é assinar atestado de muito pior do que amadores, mas de irresponsáveis diante do futuro dos atletas que estão sobre suas responsabilidades, além de falta de ética profissional, pois querem atuar para além do perfil técnico que são detentores, até mesmo por uma postura prepotente ou por terem tido experiências ruins com psicólogos despreparados para atuar nesta áreas, que não são poucos os casos que já me deparei com esta realidade.

Espero que tenha contribuído para uma visão mais ampla e atual do que venha a ser o papel do psicólogo do esporte, e fico à disposição para receber sugestões de temas a seres aqui abordados e tirar dúvidas. (contato [email protected])

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

Facebook Comments

About Carlos Alberto Hang

Carlos Alberto Hang
CARLOS ALBERTO HANG: Escritor e jornalista (03991/SC) também com formação em Psicologia, Filosofia, História, Teologia, Psicopedagogia, Letras e Literatura, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Psicologia do Esporte, Psicanálise, Psicologia Clínica e Comportamental, Nutrição Clínica e Funcional, Coaching, Recursos Humanos,Jornalismo Digital, Logística, Adm. De Hotéis, Relações Internacionais, Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas, Gestão na Administração Pública, Técnico de Segurança do Trabalho, Piano, Linguagem Musical, História da Música, Gastronomia, Inglês, Italiano e Espanhol, é Embaixador pela Cercle Universel des //Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. Instagram: @carlosalbertohang Twitter: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville