Últimas notícias
Home » Carlos Alberto Hang » Psicologia do Esporte: Sem o trabalho da psicologia, o atleta vive à mercê da sorte…
VOGEL PAINÉIS

Psicologia do Esporte: Sem o trabalho da psicologia, o atleta vive à mercê da sorte…

O psicólogo esportista procura compreender a dinâmica do comportamento do atleta em associação ao seu campo motivacional, cognitivo, perceptivo, emocional, mnemônico e de aprendizagem, usando esta ferramenta prol do seu desempenho esportivo.

 

Diante da neurociência comportamental, e ainda da psicologia comparativa, temos a busca analítica do comportamento associado ao campo psicobiológico em questão, o qual é massificado conceitos quando se pensa num atleta sem o viés da psicologia, onde imaginam ultrapassados técnicos que os seres humanos respondem de maneira idêntica aos estímulos oferecidos, descartando a individualidade enquanto seres humanos que são, perdendo assim de acionar o potencial que realmente poderia vir a se fazer presente na atuação do jogador.

Não é à toa o investimento gigantesco que times de futebol e atletas das demais áreas, como lutadores, jogadores de tênis de campo, surfistas, patinadores, ginastas, corredores, nadadores e demais categorias, tanto profissionais quanto amadores, tem feito no campo da psicologia em seu quadro técnico formativo.

Atletas que não possuem um psicólogo de apoio em todas as suas etapas de desenvolvimento, ficam à mercê da sorte, do improviso, de um desempenho ruim ou falho do adversário, e de estar num dia empolgante de fato para si, para ter chance de vencer. Vivem numa verdadeira roleta russa na carreira esportiva, pois o melhor técnico e treino que tenha feito, pode facilmente perder-se diante de situações adversas que não aprendeu a lidar, diante da rapidez necessária de resposta que geralmente tem diante delas.

Busca-se compreender a dinâmica do comportamento em associação ao campo motivacional, cognitivo, perceptivo, emocional, mnemônico e de aprendizagem do atleta, transformando o próprio estresse em mecanismo propulsor de melhores rendimentos, não somente para o atleta, mas toda a equipe de profissionais que trabalham com e para ele, pois não basta alinhavarmos técnica e treino, é preciso inteligência emocional para lidar consigo mesmo e com os demais, principalmente com momentos inesperados e que se faz necessária uma tomada de ação, escolha, imediata.

O ato esportivo concerne ao desejo, movimento, crença e valores pessoais, sendo a emoção considerada o epicentro deste ato multissensorial, e o psicólogo esportista passa a ser peça fundamental para compreender e trabalhar estas ferramentas pró melhor desempenho do jogador, nadador, ginasta, lutador ou em que modalidade esportiva for, principalmente dos profissionais do esporte, não descartando os amadores diante do que estes pretendem em suas carreiras.

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

 

Facebook Comments

About Carlos Alberto Hang

Carlos Alberto Hang
CARLOS ALBERTO HANG: Escritor e jornalista (03991/SC) também com formação em Psicologia, Filosofia, História, Teologia, Psicopedagogia, Letras e Literatura, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Psicologia do Esporte, Psicanálise, Psicologia Clínica e Comportamental, Nutrição Clínica e Funcional, Coaching, Recursos Humanos,Jornalismo Digital, Logística, Adm. De Hotéis, Relações Internacionais, Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas, Gestão na Administração Pública, Técnico de Segurança do Trabalho, Piano, Linguagem Musical, História da Música, Gastronomia, Inglês, Italiano e Espanhol, é Embaixador pela Cercle Universel des //Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. Instagram: @carlosalbertohang Twitter: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville