Últimas notícias
Home » Variedades » Artistas visuais de Joinville se unem no combate à COVID – 19
VOGEL PAINÉIS

Artistas visuais de Joinville se unem no combate à COVID – 19

A partir desta semana inicia em Joinville, o projeto colaborativo “Arte na Quarentena”, onde um grupo de artistas visuais joinvilenses se uniram através da sua arte, para levar um pouco de solidariedade e carinho para as comunidades periféricas da cidade. Durante um mês, obras de arte produzidas um pouco antes, e durante o período da quarentena, serão comercializadas no site euearte.com.br, tudo o que for arrecadado com a vendas das obras, será revertido para aquisição de produtos de higiene, insumos e material de limpeza, visando assim amenizar a desigualdade e muitas vezes a falta de a

Fotógrafo Daniel Machado

tendimento dessas comunidades mediante a pandemia do coronavírus e a Covid 19. Especialistas afirmam que a doença Covid 19 terá um impacto mortal nas áreas sem saneamento básico e onde a oferta de serviços de saúde é mais escassa.

Com curadoria e produção de Rodrigo Domingos e apoio da Voük Comunicação, RD Comunicação, Galeria Virtual Eu E Arte, Atêlie Coletivo Gisele Borges, Funcionárias e Conecta Projetos da ACIJ, o grupo pretende entregar tudo o que for arrecado e convertido, para a Associação dos Moradores do Bairro Itinga (AMORABI), os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari, e também para as entidades cadastradas no “Conecta Projetos” da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), que conecta projetos às empresas, mobilizando recursos para a transformação social.

Artista Marc Engler

Antes mesmo de iniciar oficialmente a campanha, o coletivo já conseguiu arrecadar 1000 frascos de álcool em gel, produzidos pela Catarinense Pharma, além de máscaras de pano, produzidos pela marca Funcionárias, que é especialistas em resignificar materiais têxteis que não são mais utilizados, gerando impacto sócio ambiental, através do feito a mão e com o coração.

 AMORABI- Associação de Moradores do Bairro Itinga e os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari

Artista Wesley Satirio

 Em 17 de maio de 1981, um grupo de moradores do bairro Itinga decidiu criar uma Associação de Moradores com o objetivo de reivindicar melhorias para o bairro. Na época as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores eram: a regularização dos loteamentos, a falta de saneamento básico, posto de saúde, escola, linha de ônibus, posto policial, telefone público, entre outros. Assim surgiu uma das primeiras Associações de Moradores de Joinville, a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI.

Em 2019, a Amorabi completou 38 anos de existência desenvolvendo continuamente atividades comunitárias divididas em sete departamentos, com ênfase para: Educação, Assistência Social e Cultura.

O departamento de Educação da Amorabi iniciou suas atividades em 1992. No ano anterior a Associação havia recebido a doação de um terreno de 110 m², com uma casa, da Senhora Juliana de Carvalho Vieira, professora aposentada da comunidade. Ação que veio a beneficiar um grande número de famílias do bairro que, por falta de um CEI na região, deixavam suas crianças sozinhas em casa enquanto trabalhavam. Através de campanhas e eventos comunitários foram arrecadados recursos para o mutirão de reforma do espaço. Durante seus 17 anos de funcionamento o CEI já atendeu mais de 2.400 crianças, de 0 a 6 anos.

O departamento de Cultura foi criado em abril de 2000, com o início do projeto Sextas Alternativas, hoje conhecido como Alternativas. O projeto nasceu da parceria da Amorabi com o Grupo Cultural Itinerante (grupo formado por artistas moradores do bairro) e seu primeiro objetivo é promover Arte e Cultura no bairro. Assim, há 19 anos a Amorabi através de alternativas trás à comunidade apresentações artística totalmente gratuitas. Com o sucesso deste projeto outras iniciativas culturais foram realizadas: quatorze Mostras de Talentos, quatro Mostras de Teatro, Projeto Curta nos Bairros (2007), Ciclo de Leituras Dramáticas (2007), Cursos de: Teatro (desde 2008), Street Dance (2009), Dança de Salão (2008), Violão e a criação do Grupo Teatral da Amorabi.

 Relação de Artistas

Artista Denise Schlickmann

Anderson Alberton – @sodeleve

Andressa Corrêa – @andressacorreafotografia

Andrey Roca – @andreyrocaart

Bilbo – @brunobilbo

Camila Rosa – @camixvx

Daniel Machado – @fotografodaniel

Denise Schlickmann – @deniseschlickman

Fox Malinoski – @foxmalinoski

Gabriel Silva – @gabstorm

Gisele Borges –  @giseleborgesceramics

Gôri – @i.gor.i

Heloisa Steffen – @heloisasteffenceramica

Irmãos Feitosa – @irmaosfeitosa

Jackson Nessler – @jacksonnessler

Jan M.O – @jan.m.o

Jonca  – @jonca1455

Juliana Rossi – @julirossi.art

Luciane Sell – @lucianeselldasilva

Marc Engler – @marcengler

Marcia Lepage – @malepage

Márcio Paloschi – @marciopaloschi.av

Mariê Balbinot – @mariebalbinot

Mathias Albert – @mathiasalbert

Paulo Agostini – @pauloagostini

Pedro Holderbaum – @pedroholderbaum

Renata Lepage –  @lepage_photo

Rita Camanho – @camanhorita

Rodrigo Madruga – @soumadruga

Ronaldo Diniz – @ronaldo.diniz.353

Rosilene de Souza – @rhosilenesouza

Thaiz Zafalon – @tttzafalon_

Wagner  Herbst Padilha – @w.h.p.arts

Wesley Satiro – @wesleysatiro

Vitória Caroline –  @kaia.kaiala

 

SERVIÇO

O quê: Projeto “Arte na Quarentena” – A arte salvando vidas

Duração: Campanha entra no ar no dia 12 de maio – terça-feira

Vai até o dia 12 de junho – Sexta-feira

Vendas das obras pelo site:  http://www.euearte.com.br

Instagram: @arte.naquerentena

Fan Page:  https://www.facebook.com/Arte-na-Quarentena 

Mais informações

Conecta Projetos – Luciana Marotto Homrich

Telefone: 47 9243 2005

E mail: [email protected]

Site: http://www.conectaprojetos.com.br

AMORABI

Endereço: Rua dos Esportistas, 510 – Itinga

Telefone: (47) 3465-2075

Fan Page: https://www.facebook.com/AssociacaoItinga

Instagram:  @amorabi_itinga

 Rodrigo Domingos- Produção e Assessoria de comunicação

Telefone: 47 99612 3517

Instagram: @domcomunica

E mail: [email protected]

Facebook Comments

About Mariana Woj

Mariana Woj
Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville