Home » Carlos Alberto Hang » Psicologia do Esporte: A diferença entre um vencedor e um perdedor (by HANG)

Psicologia do Esporte: A diferença entre um vencedor e um perdedor (by HANG)

A diferença entre o vencedor e o derrotado pode estar no nível de preparo emocional do atleta. A falta de uma adequada e preparada INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (IE ou QE), pode fazer perder todo e qualquer preparo físico e técnico de primeira ordem, bem como devemos entender que a IE é a que faz o potencial de QI (quociente de inteligência) também ter sentido de ser.

Quando os atletas chegam em grandes competições, como nas Olimpíadas e no UFC, possuem potencial competitivo de altíssimo nível técnico, sendo assim, a diferença de se estar mais diante da VITÓRIA do que da DERROTA, se dará por conta do preparo emocional do competidor.

Um time ou atleta pode investir em melhores técnicos, academias, médico e afins, mas se não possui um excelente psicólogo esportivo na equipe, as chances de ver todo seu investimento se perder, são imensas, principalmente por não saber lidar com cargas de alto estresse, ansiedade, preocupação competitiva, baixa motivação, receio da concorrência, público presente antagônico, performance melhor do concorrente, e etc.

Quando se tem um profissional adequado de psicologia do esporte ao lado, até mesmo as derrotas poderão ser usadas pelo crescimento maior do atleta, aprendendo a lidar com as próprias vitórias, mantendo os pés no chão da realidade para além do momento, bem como de usar o estresse como mola propulsora de melhores posições e posturas.

Bem como poderá sim chegar na vitória sem psicólogo de apoio, mas sua carreira poderia ir muito mais longe do que tem ido caso tivesse ao sei lado um profissional da psicologia tralhando com e por ele.

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

Facebook Comments

About Carlos Alberto Hang

Carlos Alberto Hang
CARLOS ALBERTO HANG: Escritor e jornalista (03991/SC) também com formação em Psicologia, Filosofia, História, Teologia, Psicopedagogia, Letras e Literatura, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Psicologia do Esporte, Psicanálise, Psicologia Clínica e Comportamental, Nutrição Clínica e Funcional, Coaching, Recursos Humanos,Jornalismo Digital, Logística, Adm. De Hotéis, Relações Internacionais, Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas, Gestão na Administração Pública, Técnico de Segurança do Trabalho, Piano, Linguagem Musical, História da Música, Gastronomia, Inglês, Italiano e Espanhol, é Embaixador pela Cercle Universel des //Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. Instagram: @carlosalbertohang Twitter: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville