Últimas notícias
Home » Sáude » Udesc fabrica face shields, doa materiais de saúde e oferece hospital contra coronavírus
VOGEL PAINÉIS
Em Joinville, os voluntários já produziram mais de mil peças de face shields / Divulgação / AJ

Udesc fabrica face shields, doa materiais de saúde e oferece hospital contra coronavírus

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue mobilizada em ações contra o novo coronavírus. Em todas as unidades, uma série de atividades envolvendo alunos, técnicos e professores são realizadas para contribuir contra o avanço da doença.

 a

São destaques a fabricação dos face shields (protetores faciais) em impressoras 3D, a doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras e luvas, e a disponibilização do hospital veterinário de Lages, entre outras ações.

No site da Udesc, foi disponibilizado um formulário voltado à comunidade acadêmica para cadastro de ações que impactam direta e indiretamente na contenção do contágio do novo coronavírus em SC. Uma rede de volundários foi criada para auxiliar nessas atividades, sob coordenação geral do vice-reitor eleito, Luiz Coelho.

Professores e alunos da Udesc Ceart, por exemplo, estão produzindo desde a última semana por volta de 40 face shields para doação a equipes médicas da Grande Florianópolis. O item de segurança é fabricado em impressoras 3D do centro, no Laboratório de Fotografia, que foi adaptado para a produção.

Na Udesc Joinville, os voluntários do FabLab, ligado a um projeto de extensão do centro, já produziram mais de mil peças de face shields, também entregues a profissionais da saúde que atuam na cidade.

O Laboratório de Robótica (Labot), da Udesc Alto Vale, também está desenvolvendo esse trabalho com impressoras 3D, assim como a Udesc Faed, que realizou outra contribuição com a doação de luvas descartáveis e álcool para instituições de saúde e segurança pública da Grande Florianópolis.

Além disso, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) está fazendo contato com os centros de ensino com impressoras 3D para verificar os insumos necessários.

O Hospital de Clínica Veterinária (HCV), da Udesc Lages, colocou, à disposição do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quatro respiradores que podem ser adaptados para uso humano. O hospital veterinário, localizado no campus, está fechado, mas pode ser reativado para atendimento à população, com 12 leitos.

Já o Laboratório de DNA, da Udesc Lages, também ofereceu seus equipamentos para diagnóstico molecular da Covid-19 ao Laboratório Central (Lacen), do Governo do Estado.

Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville