Home » Variedades » Miriam da Rocha estreia exposição no Garten Shopping
VOGEL PAINÉIS
A mostra reúne 17 colagens em diferentes tamanhos, onde a artista reflete a relação da árvore com a vida do planeta,

Miriam da Rocha estreia exposição no Garten Shopping

A Escritora, Arterapeuta e Professora de Artes Miriam da Rocha, abre a exposição “Arborem Hominum”, no mês de março na Galeria de Arte do Garten Shopping, ao lado da loja Centauro. A mostra reúne 17 colagens em diferentes tamanhos, onde Miriam reflete na relação da árvore com a vida do planeta, a artista também apresenta uma instalação repleta de haicais, que complementam suas árvores. A mostra poderá ser visitada até o dia 06 de abril.

Com curadoria de Luciano Itaqui, Harborem Hominum é um projeto que surgiu em 2015 mais precisamente, Miriam é apaixonada pelas árvores e por tudo o que elas nos trazem de bom durante toda a sua existência, a artista gosta de desenhá-las do seu jeito, em 2015 quando se recuperava de uma cirurgia, começou a receber revistas em sua casa. Inicialmente através de uma assinatura que havia cancelado, porém outra editora começou a enviar outras até o final de 2018.

Miriam conta que o volume de revistas tornou-se grande, então começou a pensar nas imagens prontas que elas trazem com novos significados. Uniu seu amor pelas árvores e reflexão sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta para transformar em algo artístico e significativo. Buscou Frans Krajberg como referência, visto que este artista, falecido em 2017, buscava associar sua arte à defesa do meio ambiente; Henri Matisse, com suas colagens na fase final de sua carreira; além do colega e artista joinvilense Luciano da Costa Pereira, que trabalha imagens recortadas com maestria.

Árvore é abrigo, é alimento, é sombra, é cura, é frescor, é proteção, é livro, é caderno, é brinquedo, é arte… Árvores são famílias de diferentes etnias. Não há discriminação entre elas. Quando importadas se dão bem com as nativas. As maiores protegem as menores.

As menores ajudam a alimentar as maiores. Suas conexões ajudam no equilíbrio do planeta. Assim deveria ser com os seres humanos. E para homenagear as mulheres no mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, Miriam traz um trabalho que enaltece a essência feminina.

Sobre a artista:
Miriam Aparecida da Rocha Joaquim. Professora de História da Arte, Escritora e Arteterapeuta. Formada em Educação Artística pela UNIVILLE, em História da Arte pela Escola de Artes Fritz Alt, em Contação de Histórias pelo SESC Joinville e pela UFMG. Pós-graduada em Educação Infantil e séries Iniciais pela IBPEX-UNIVILLE e em Arteterapia pela CENSUPEG, entre seus livros destacam-se: A Menina e o Lápis, Uma Casa no Meio da Rua, No Sítio da Dona Filó, e Uma História Desencantada. Administra o Blog Opinião de Arte por Miriam da Rocha.

Agende-se:
O quê: Exposição “Arborem Hominum” da artista Miriam da Rocha, com Curadoria de Luciano Itaqui
Onde: Galeria de Arte do Garten Shopping, ao lado da Loja Centauro.

Visitação gratuita até 07 de abril

About Mariana Woj

Mariana Woj é jornalista, editora da Revista Babies e atua na área de comunicação há mais de dez anos, com passagens por renomadas revistas, empresas e eventos da cidade. Tem formação no IELUSC e especialização em Relações Públicas, pela Sustentare.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville