Últimas notícias
Home » Carlos Alberto Hang » Carlos Alberto Hang: Opinião de um Livre Pensador !!!
VOGEL PAINÉIS

Carlos Alberto Hang: Opinião de um Livre Pensador !!!

Compartilhe

REFLEXÕES – PSICOLOGIA – FILOSOFIA – POLÍTICA  MÚSICA – CINEMA – HUMOR – ATUALIDADE – ESPIRITUALIDADE – PENSAMENTOS -LIVROS – PALESTRAS – ETIQUETA SOCIAL – COMPORTAMENTO – LIDERANÇA – ORATÓRIA – EMPREENDEDORISMO  AUTOCONHECIMENTO – AUTOESTIMA

A leitura nos proporciona a riqueza que a traça não corrói e nem o ladrão rouba, parafraseando termos bíblicos. Não importa o que for, mas leia. Ler, quando se torna um ato prazeroso, se torna igualmente vicioso. Uma dica importante: antes de mandar seus filhos e amigos lerem, permita-os que te vejam lendo, pois pedidos são sussurros, enquanto exemplos são gritos ensurdecedores. LEIA E DÊ LIVROS DE PRESENTE PARA QUEM VOCÊ AMA.

 

“A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem e não seja o que é”, enfatiza Padre Fábio de Melo, mui sabiamente. No lugar de tentar conquistar para si, o invejoso gasta sua energia se torturando pelo que o outro tem ou é, bem como torcendo para que ele deixe de ter o que tem ou ser o que é, tudo isso numa tentativa de suportar e disfarçar seu sentimento de frustração e de incapacidade de vencer. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)

 

Antes de fazermos uma escolha, além de estarmos conscientes das suas devidas consequências, é deveras importante sabermos se temos condições para suportá-las, e se o preço a ser pago vale a pena. Pablo Neruda dizia que somos livres para fazermos nossas escolhas, mas também prisioneiros das consequências delas. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)

 

 

 

 

 

O mundo das aparências é, muitas vezes, perverso e uma armadilha perigosa aos menos atenciosos. As coisas e pessoas podem parecerem interessantes e boas, mas o que certificará tal atributo serão as atitudes e funcionamentos na práxis. Não é a farda que faz a pessoa ser um bom soldado, nem a toga um justo juiz e nem a batina que transforma num padre. É preciso não se deixar levar pelo que tentam nos convencer que são, mas pelo que são em essência. (conteúdo trabalhado em minha palestra A BUSCA DE SI MESMO)

 

 

 

 

A ODISSÉIA (1997), do magnífico Francis Ford Coppola, é outra superprodução cinematográfica baseada na obra de Homero (séc. VIII a.C.), a qual trata da epopeia de Odisseu (ou Ulysses pela mitologia romana). Da Grécia Antiga, Homero era poeta épico, sendo que, a ele é atribuída a autoria de Ilíada e Odisseia. Presenteie com estas belíssimas obras, principalmente aos jovens… Deixa Harry Potter obscurecido diante delas…

 

 

 

 

 

ENERGIA PURA (1995). Quem ainda não assistiu a este filme, não perca mais tempo se quer ver um filme repleto de reflexão sobre preconceitos de diversas ordens, valores e tantos outros itens. Assisti algumas vezes, e pretendo ver mais algumas ainda… trata-se de um adolescente que, até ser descoberto no porão da casa de seu falecido avô, apenas conhecia o mundo através dos livros, sendo detentor de uma cultura e intelecto ímpar… prepare-se para ter suas emoções expressão à flor-da-pele…

 

“A AGRESSIVIDADE É SEMPRE CONSEQUÊNCIA DE UMA FRUSTRAÇÃO […] E A FRUSTRAÇÃO SEMPRE CONDUZ À AGRESSIVIDADE” (John Dollard e Neal Miller). Portanto, não comungue com a grosseria alheia, pois não é contigo de fato toda a explosão e agressividade, mas dela com ela mesma, onde suas frustrações internas a desequilibra de tal maneira a agredir a si mesma no outro. O máximo que você pode ter feito é ter se colocado, sem querer, como um espelho a refletir uma imagem dela, que ela não quer assumir como sua, ou servir de cano de escape para aliar os sofrimentos dela. Geralmente a agressividade sofrida não tem nada a ver com o agredido, mas diz respeito ao desequilíbrio do agressor. (conteúdo trabalhado em meu quinto livro A VIDA NO DIVÃ, pela editora carioca MULTIFOCO)

 

O ser humano aprende melhor e mais rapidamente através da imitação, que muitas vezes se tornam até ações inconscientes de repetição de falas, atos e comportamentos. O que mais neutraliza o mais belo discurso ou conselho bem dado, é uma correspondente ação contrária ao que foi dito, diante da pratica do orador, ao ser apreciada pelo seu aprendiz. Ninguém precisa de conselhos quando tem bons exemplos a seguir. (conteúdo sendo trabalhado em meu livro EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES e faz parte do meu livro LIDERANÇA: AUTORIDADE & PODER)

 

Em pelo século 21, não poderíamos mais ver cenas piores das que tínhamos na Idade Média, mas temos visto… todo ser humano tem direito a ter uma vida digna, psico e fisicamente, mas devido à ganância de alguns, e a “cegueira” doutros, o resultado é o que temos visto, para quem tem “olhos de ver”, parafraseando termos bíblicos. Mas não bastar vermos, é preciso falarmos e fazermos algo a respeito, pois o sofrimento pode ser do outro, mas a vergonha é nossa por isso. (conteúdo sendo trabalhado em meu livro ELABORANDO A BÍBLIA)

 

 

 

 

Nenhum ser humano sabe tudo, assim como não se pode dizer que algum ser humano nada sabe, pois todos possuem conhecimentos, no mínimo empíricos, que já são muito valiosos. Não tem com quem, ou com o que, não possamos aprender algo, se estivermos realmente abertos ao aprendizado, e quem fecha a porta do aprendizado geralmente é o orgulho, a prepotência e a vaidade. Sócrates dizia que ele só sabia de que nada sei, e o fato de saber isso, estaria em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa. (conteúdo trabalhado em minha palestra A BUSCA DE SI MESMO)

 

 

 

 

 

 

Conheci HERMANN HESSE em minha adolescência, pois amigos diziam que eu era o “Demian” e “O Lobo da Estepe”, personagens dos livros deste incrível escritor alemão. Além destes dois livros, todos os demais são fantásticos como: “O Jogo das Contas de Vidro”, “Sidarta” e etc… lembro que eu dizia para todo mundo que não entendia como eu podia ter sobrevivido enquanto não conhecia este autor, e é daqueles que queremos avisar para o mundo todo que é incrível… eu ia, muitas vezes, na Biblioteca Pública para pode ler e emprestar suas obras. Presenteiem com livros aos seus amigos e familiares, pois pouca coisa é mais valiosa que isso…

 

DEMIAN:  livro de Hermann Hesse, lançado em 1919, com o qual ganhou o Nobel de Literatura (1946). Nesta obra, nota-se a influência de Nietzsche e da psicanálise, duas de minhas paixões. Demian encontra-se numa grande confusão mental ao tomar consciência da fragilidade da moral familiar e do Estado, bem como trata dos conflitos internos que o ser humano passa desde na infância, adolescência e até sua idade adulta. PRESENTEIE COM LIVROS !!!

SABEDORIA REPOUSA NA PACIÊNCIA.

Quando lemos no livro de Eclesiastes, que existe tempo certo para tudo, nos deparamos com um dos alicerces da própria vida. Se temos um ovo sendo chocado, mas não tivermos paciência de esperar o momento certo dele se abrir e trazer vida, e quisermos abri-lo antes disso, colheremos sofrimento e frustração, pois a criatura não estava pronta para nascer. Assim como não se pode colher uma fruta antes dela estar madura, pois terá gosto ruim, não poderá ser usada como alimento e ainda perderemos aquela oportunidade de termos algo gostoso para nós ou para outros. Façamos nossa parte com o plantio e seu cuidados, mas tenhamos sabedoria de colhermos os resultados na hora que for adequada. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)

 

 

 

 

Facebook Comments

About Carlos Alberto Hang

Carlos Alberto Hang
Carlos Alberto Hang, psicólogo (CRP 11.931/SC) e jornalista (03991/SC), pós-graduado em psicopedagogia, especialista em Educação Infantil & Séries Iniciais; formado também em filosofia, história, letras, teologia, inglês, italiano, espanhol, trabalha com jornalismo desde 1994, ministrante de cursos e palestras, é Embaixador da Embaixada Universal da Paz - Genebra - Suíça - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, é Cônsul de Joinville - Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo) e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais na cadeira 148. Só permitida a veiculação ou uso do texto acima mediante a nomeação do jornalista e autor do mesmo.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville