Últimas notícias
Home » Sáude » Dia do Doador de Sangue: Saiba quem pode ou não pode doar no Brasil
VOGEL PAINÉIS
O Hemocentro Regional de Joinville fica na Av. Getúlio Vargas, anexo ao Hospital São Jose´- Foto Divulgação - Aconteceu em Joinville

Dia do Doador de Sangue: Saiba quem pode ou não pode doar no Brasil

Compartilhe

No dia 25 de novembro comemora-se em todo o país o Dia Nacional do Doador de Sangue, que homenageia e agradece as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para serem doadoras voluntárias, ajudando a salvar vidas. A data foi instituída em junho de 1964, por meio do decreto Lei nº 53.988. Foi escolhida também por marcar o dia da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue (ADVS).

Participe das PROMOÇÕES  do  AJ no You Tube –  Clique aqui e se inscreva

Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

Siga-nos  no Twitter ! Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) preparou uma semana especial para aqueles que doam esperança. Neste ano o tema da campanha no Estado será “Quando você doa sangue, a esperança cresce”. A data será comemorada durante a semana de 25 a 29 de novembro pelos sete Hemocentros da rede HEMOSC, localizados em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville, Criciúma e Joaçaba, e pelas duas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul.

Nessa semana as instituições estarão decoradas para receber os heróis anônimos e entregarão uma singela lembrança. Além disso, simbolizando nosso carinho e reconhecimento, será servido um lanche especial aos doadores. Venha celebrar essa importante data conosco.

Impedimentos temporários:

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas
  • Período gestacional
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana
  • Amamentação: até 12 meses após o parto
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação)
  • Extração dentária: 72 horas após procedimento
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes nos últimos três meses
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia nos últimos seis meses
  • Transfusão de sangue no último ano
  • Vacinação: tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses

Impedimentos definitivos:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis
  • Malária

Respeitados esses requisitos, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador esteja bem alimentado, mas evite comidas gordurosas nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso o procedimento aconteça após o almoço, é recomendado aguardar pelo menos duas horas.

Também é recomendado o doador ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

O Ministério recomenda que a frequência máxima seja de quatro doações de sangue anuais para o homem, e de três doações de sangue anuais para a mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens, e de três meses para as mulheres.

Informações:
– Joinville – (47) 3481 – 7413
– Jaraguá do Sul – (47) 3055 – 0454

Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville