Últimas notícias
Home » Joinville » Veja onde descartar resíduos eletrônicos durante a Semana Lixo Zero
VOGEL PAINÉIS
Poderão ser descartados: aparelhos de TV, computadores, teclados, mouses, aparelhos de rádio, celulares e outros utensílios / Divulgação / Divulgação

Veja onde descartar resíduos eletrônicos durante a Semana Lixo Zero

O celular que não tem mais conserto. Ou a televisão que parou de funcionar. É difícil encontrar alguém que não tenha um aparelho eletrônico parado em casa. Com alto potencial de reciclagem, o último lugar onde esses materiais devem ser descartados é no meio ambiente, especialmente porque seus componentes são altamente poluentes.

Participe das PROMOÇÕES  do  AJ no You Tube –  Clique aqui e se inscreva

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

Para fazer o descarte correto, é preciso encaminhá-los para reciclagem. Durante a Semana Lixo Zero Joinville, que começa nesta sexta (18) e ocorre até 27 de outubro com mais de 50 atividades, alguns locais da cidade vão receber esse material e encaminhá-los para o reaproveitamento.

Um desses locais é o Fliperama Espaço Colaborativo, no América. No local, durante o horário comercial, poderão ser descartados os chamados lixos eletrônicos da linha verde, que são computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.  Os resíduos serão doados para o projeto de responsabilidade social da empresa Free Geek, que reaproveita as peças em computadores que depois são doados, em perfeito estado de funcionamento, para escolas, asilos e instituições do terceiro setor.

Outro ponto de coleta de resíduo eletrônico durante a Semana Lixo Zero Joinville é o da empresa Copapel, no Saguaçu. Os materiais que a empresa vai coletar, no período de 8h30 às 18h, são: computadores e acessórios, televisores, celulares, Dvds, rádios e projetores. Esses materiais também poderão ser deixados em pontos de coleta que a Unicred Joinville disponibiliza durante a Semana em três de duas agências na cidade. Veja mais abaixo os endereços.

Ainda durante a Semana Lixo Zero, a Organização Não Governamental Engenheiros Sem Fronteiras e o Núcleo de Inovação da ACIJ, organizam pontos de coleta de resíduos eletrônicos no restaurante da Udesc Joinville e no Ágora Tech Park.

Pontos fixos de coleta de resíduos eletrônicos

Durante outros períodos do ano, quem precisar descartar resíduos eletrônicos pode encaminhá-los à Sustentare Escola de Negócios. Nesse ponto é possível entregar celulares antigos, carregadores, computadores, aparelhos de som, televisores e eletrodomésticos em geral. Segundo a Sustentare, os resíduos são encaminhados para a empresa Reset, que reaproveita materiais e dá o destino adequado a cada tipo de componente.

Outro ponto fixo de coleta é o Shopping Muller, no centro da cidade. O ponto de coleta, também organizado pela Ong Engenheiros Sem Fronteiras, fica no estacionamento do local. A Weee.do, empresa que promove a logística reversa de resíduos eletrônicos assegurando seu encaminhamento correto, também possui vários pontos de coleta na cidade. Para saber quais os materiais a empresa recebe e onde descartá-los, acesse aqui.

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Além de Joinville, em 2019 o evento, que tem como tema “Um por Todos e Todos por Zero”, ocorre em mais de 80 cidades brasileiras entre os dias 18 e 27 de outubro.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, sediado em Florianópolis, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Veja abaixo todos os endereços de onde descartar os resíduos:

Pontos durante a Semana Lixo Zero: de 20 a 27 de outubro

– Fliperama Espaço Colaborativo: de 8h às 18h

Rua Orestes Guimarães, 876, América.

– Copapel: de 8h30 às 18h30.

Dona Francisca, 2499, Saguaçu.

– Agência Unicred Blumenau

Rua Blumenau, 425, América.

– Agência Unicred no Centro Hospitalar Unimed

Rua Orestes Guimarães, 905, Bloco B, América.

– Agência Unicred Anita Garibaldi

Rua Padre Kolb, 1382, Anita Garibaldi.

– Restaurante da Udesc Joinville

Rua Paulo Malschitzki, 200 – Zona Industrial Norte.

– Ágora Tech Park

Rua Dona Francisca, nº 8300 – Distrito Industrial.

Pontos Fixos:

– Estacionamento Shopping Müller Joinville

Rua Senador Felipe Schmidt, 235, Centro.

– Sustentare Escola de Negócios

Rua Coronel Santiago, 410, Anita Garibaldi.

– Weee.do

Diversos pontos espalhados pela cidade. Lista completa neste link.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville