Home » Sáude » Pacientes do Hospital Infantil têm ideias suicidas cada vez mais jovens
VOGEL PAINÉIS
A média de idade dos pacientes que têm ideias suicidas vem diminuindo - há registros de casos com crianças de 6 anos.  /Foto SECOM / Divulgação AJ

Pacientes do Hospital Infantil têm ideias suicidas cada vez mais jovens

Compartilhe

A Comissão de Saúde debateu nesta quarta-feira (11) o projeto de lei 433/2017, de autoria vereador Rodrigo Fachini (MDB), que prevê a criação de um programa de acompanhamento psicológico e assistência social na rede municipal de ensino.

Siga-nos também no Instagram!  Clique AquiSiga-nos  no Twitter ! Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A coordenadora da equipe multidisciplinar do Hospital Infantil Daniela Scaini apresentou números de 2018. Foram 137 internações por ideação de suicídio. Desse total, 48,1% eram crianças e adolescentes de Joinville.

A média de idade dos pacientes que têm ideias suicidas vem diminuindo – há registros de casos com crianças de 6 anos.   Segundo a terapeuta ocupacional da unidade Larissa Sants 90% das crianças dizem não querer morrer, apenas cessar o sofrimento e acabam buscando a automutilação como solução.

Além da preocupação com os pacientes, a equipe se preocupa com os profissionais que atuam nas escolas e as dificuldades que os professores têm em lidar com assuntos emocionais das crianças.

Família e escola

A assistente social do Hospital Mari Sattes contou que um dos problemas que a unidade de saúde percebeu é o suporte que os pacientes recebem no pós internação. Existe um desespero da escola, que não sabe como tratar a criança no contexto educacional.

Por outro lado, a diretora executiva da Secretaria da Educação Vanessa Melo Randig diz que a se preocupa com a qualificação dos professores e do cuidado dos estudantes e que por isso o município conta com diversos programas para auxiliar as crianças e os profissionais da educação.

O diretor executivo da assistência social, Fábio Duarte, afirmou que a rede municipal tem um trabalho de preparo com os professores, orientadores, diretores e auxiliares de educação para que eles possam fazer o diagnósticos adequado e também o encaminhamento devido com crianças que necessitem.   Agora o projeto será analisado pelo vereador Adilson Girardi (SD), que é o relator da proposta. Jornalismo CVJ

About Redação

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville