Últimas notícias
Home » Variedades » Estudantes conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Física
VOGEL PAINÉIS
Medalhistas de bronze, Bruno Munhoz Lavanini e Lucas Meneghetti, do Câmpus Joinville, creditam um valor especial às medalhas

Estudantes conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Física

Compartilhe

Fundamentos da mecânica clássica, termodinâmica, óptica geométrica, ondas, eletromagnetismo e noções básicas de física moderna e contemporânea.

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

Siga-nos  no Twitter ! Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O conteúdo básico da prova foi tranquilo para os estudantes do IFSC que participaram da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2018 e conquistaram uma menção honrosa nacional e nove medalhas na premiação estadual, que acaba de chegar aos câmpus. São duas medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Medalhistas de bronze, Bruno Munhoz Lavanini e Lucas Meneghetti, do Câmpus Joinville, creditam um valor especial às medalhas: são as últimas que levam do ensino médio técnico do IFSC. Bruno concluiu o curso de Mecânica em julho e Lucas está no oitavo e último módulo de Eletroeletrônica.

“Sempre gostei de física, porque explica muito como funciona o nosso universo”, conta Bruno, que considera divertido participar de olimpíadas, até pelo incentivo que recebe dos professores em sala, nas aulas extraclasse e na divulgação dos eventos. “A gente percebe o brilho nos olhos deles ao explicarem a matéria e quando falam sobre as olimpíadas”, diz Bruno, citando como seus grandes incentivadores os professores de física, Fernando Cláudio Guesser, e de matemática, Paulo Amaro dos Santos.

A área de exatas também tem o carinho especial de Lucas, que, no ano passado, conquistou medalha de prata na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA). “O que me atrai na física é o fato dela conseguir colocar o mundo físico pra dentro do mundo da matemática. E até explicar o mundo físico com a matemática”, resume o estudante, que considera as olimpíadas uma forma de testar seus conhecimentos.

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) realizado todos os anos com os objetivos de despertar e estimular o interesse pela física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o ensino superior público do ensino médio; e identificar os estudantes talentosos em física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Segundo o cronograma do OBF deste ano, a olimpíada está na segunda fase de provas. O resultado final será divulgado em janeiro de 2020 e a premiação será entregue a partir de março.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville