Últimas notícias
Home » Sáude » Comissão discute atendimento nas Unidades Básicas de Saúde
VOGEL PAINÉIS
Os moradores questionaram a agilidade do protocolo de atendimento da UBS Edla Jordan

Comissão discute atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Compartilhe

A Comissão de Saúde debateu nesta quarta-feira (14) o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS). A discussão foi marcada a partir de um pedido do conselho de saúde do Petrópolis. De acordo com o presidente do conselho, Marlon Sagaz, os moradores questionaram a agilidade do protocolo de atendimento da UBS Edla Jordan.

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

Siga-nos  no Twitter ! Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O secretário de Saúde, Jean Rodrigues, afirmou que não existem mais as filas de madrugada para conseguir uma consulta médica nas UBS do município. Ele explicou que a medicação e a consulta médica não são serviços das UBS, já que a estratégia de saúde da família é diferente, em que a intenção é promover saúde e não mais recuperar a saúde.

A coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde, Renata Heil, afirmou que os protocolos de atendimentos estão caminhando no sentido de dar mais autonomia aos profissionais de enfermagem, dentro do que a legislação e os conselhos profissionais permitem, para que os pacientes não tenham tanta necessidade de se consultar com os médicos da rede, de forma que o atendimento seja mais ágil.

Ela citou que para pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos, a enfermagem já faz a solicitação de exames a prescrição de medicamentos, destacando que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) permite que o enfermeiro prescreva medicação mediante existência de protocolo da instituição.

Segundo Renata, com a implantação de novos protocolos a enfermagem está fazendo cerca de 300 prescrições de medicamentos por mês, destacando que, assim, foram 300 consultas médicas a menos a serem realizadas na rede. A coordenadora disse, ainda, que mais protocolos nesse sentido serão implantados, mas que é um trabalho cuidadoso e demorado. Jornalismo CVJ

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville