Últimas notícias
Home » Santa Catarina » Professora de Araquari tem projeto selecionado para apresentação em Congresso
VOGEL PAINÉIS
O projeto surgiu com o objetivo de aproximar a família do CEI / Foto Jaqueline Ronsani

Professora de Araquari tem projeto selecionado para apresentação em Congresso

Compartilhe

“Caixa encantada – um mundo de possibilidades” foi o projeto que abriu as portas para a professora Josiane Fortunto participar do 14º Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), de 16 a 19 de setembro.

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Josiane leciona para 38 crianças do pré-escolar do Centro de Educação Infantil João Ignácio Filho, localizado no bairro Rainha. “O projeto surgiu com o objetivo de aproximar a família do CEI. Após levantar dados por meio de rodas de conversas e gráficos das preferências, descobrimos que as crianças, mesmo morando próximo do CEI, se deslocavam por meio de transportes como carro e ônibus e acabavam explorando pouco o bairro”, diz a professora.

Outra preocupação abordada por Josiane estava relacionada à tecnologia. “Nós percebemos que os pequenos, mesmo morando em casas estavam presos ao celular, aos televisores, e a ‘Caixa Encantada’ traz brinquedos da época dos pais como petecas, livros com fantoches que eles puderam levar para casa. Isso aproximou a família e todos passaram a entender a importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança”, conta.

A “caixa encantada” visitou as casas e levou as possibilidades de brincadeiras diferenciadas, aproximando pais e filhos, família e escola. “A cada retorno de visita da caixa, os relatos das crianças e o registro dos pais evidenciavam o quão pontual e prudente foi o trabalho”, completa Josiane.

De acordo com ela, além da caixa, os passeios nos bairros exploraram os ambientes e os trajetos. E a visita nas casas dos amigos ofereceu um grande sustentáculo ao processo de construção de uma nova relação, com mais afeto e comunicação, cooperação e reciprocidade entre os alunos. “As visitas foram previamente agendadas e serviram para fortalecer os vínculos de amizade entre as crianças, superando os problemas de comportamento no CEI. Conseguimos restabelecer a confiança e a aprendizagem aconteceu de forma prazerosa”, explica a professora.

Um jeito de aprender mais divertido e trabalhando a união, acabou despertando mais interesse, assiduidade e participação. “A alegria e a harmonia voltaram a ser vivenciadas no ambiente escolar”, afirma Josiane.

Por Jaqueline Ronsani

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville