Últimas notícias
Home » Política » Projeto que facilita construção de marinas é debatido em Urbanismo
VOGEL PAINÉIS
Um Projeto de Lei Complementar flexibiliza a ocupação para atividades de apoio ao setor náutico / Foto Marinas Zona Leste

Projeto que facilita construção de marinas é debatido em Urbanismo

Compartilhe

Audiência Pública da Comissão de Urbanismo debateu na tarde desta terça-feira (6) o Projeto de Lei Complementar 62/2018, que flexibiliza a ocupação de áreas de uso controlado para atividades de apoio ao setor náutico e aeroviário. Representantes do setor náutico, de entidades representativas de loteadores e da construção civil e da Prefeitura estavam presentes.

Participe no grupo de Whasapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Clique Aqui

De acordo com o diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud), Rafael Bendo, o Executivo propôs o PLC levando em conta reivindicações da comunidade, já que, após a aprovação da Lei de Ordenamento Territorial (LOT), houve uma limitação para a construção de marinas. “Joinville tem um grande potencial náutico”, destacou.

O representante da Sepud afirmou que o projeto não muda o zoneamento de áreas, mas sim permite novas atividades em áreas zoneadas como Área Rural de Uso Controlado (ARUC) e Área Rural de Proteção Ambiental (ARPA). Segundo a explicação de Bendo, como se trata de área rural, as áreas mínimas dos lotes continuam a ser grandes, mas a taxa de ocupação é alterada no projeto de lei, passando a ser de 30% (pela LOT, atualmente é de 10%). O diretor executivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Felipe Hardt, afirmou que, se a proposta virar lei, as questões ambientais vão continuar a ser observadas.

Para o presidente da Associação de Marinas do Rio Cubatão, Tarso Luiz Swarowsky, a cidade tem uma vocação náutica. “Prova disso é que nas regiões do Espinheiros e Cubatão a atividade se desenvolveu naturalmente”, opinou. “A atividade gera retorno para a cidade e atrai turistas. Vamos desenvolver mais a atividade de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente, já que nossa atividade depende do meio ambiente”, completou.

 

About Redação

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville