Últimas notícias
Home » Sáude » 6º Mamaço celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno
VOGEL PAINÉIS
O ideal é alimentar os bebês exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. (Foto: iS/iStock)

6º Mamaço celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno

Compartilhe

No próximo sábado (3/8), a partir das 9 horas, nos jardins do Museu de Arte de Joinville  acontece o 6º Mamaço, em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada de 1o a 7 de agosto.

Participe do Grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville

O evento é gratuito, aberto ao público e realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES).

Neste ano, a Semana traz como tema “Empoderar mães e país – Favorecer amamentação”, e tem como objetivo chamar a atenção e mostrar à sociedade a importância do aleitamento materno, que ele seja protegido e que a mulher conte com a ajuda das pessoas mais próximas, enquanto amamenta.

“A mulher não amamenta sozinha, precisa de uma rede de apoio. Quando ela ganha bebê recebe incentivo para que amamente. No hospital está em um ambiente adequado e com ajuda dos profissionais, mas em casa estão os outros filhos para atender, a casa para cuidar, outras responsabilidades. Além da questão hormonal e da dedicação ao bebê. Queremos sensibilizar outros profissionais a acolherem a mulher e que as pessoas da sua rede de apoio ajudem, por exemplo, com tarefas da casa ou com os outros filhos”, afirma a nutricionista da SES, Janine Guimarães.

E ela completa: “No Brasil, uma em cada quatro mulheres tem depressão pós-parto. Esse dado é negligenciado até pelos profissionais de saúde. Amamentar às vezes dói e nem sempre o bebê consegue pegar o peito de forma correta. O olhar de outras pessoas para a mulher que amamenta é muito importante”.

Além de incentivar e democratizar a amamentação, o 6º Mamaço terá a participação de diversos parceiros e atividades para a família.

Durante o evento, profissionais da Rede Amamenta e Alimenta da SES estarão presentes oferecendo orientações sobre aleitamento materno e introdução à alimentação complementar. O grupo conta, atualmente, com 21 tutores que desenvolvem ações de multiplicação de conhecimento, em suas Unidades de atendimento.

A programação do 6º Mamaço também terá programação especial para as mamães, como oficina de sling, roda de conversa, aula de sling dance e apresentação de teatro.

Haverá, ainda, comercialização de papinhas naturais e fraldas ecológicas.

E Janine comemora: “Teremos a participação de muitos parceiros no 6º Mamaço. Em Joinville, temos cada vez mais empresas e setores comprometidos com o tema aleitamento materno e isso é muito positivo para a cidade”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

SERVIÇO

6º Mamaço

Quando: 3 de agosto – Sábado

Local: Jardins do Museu de Arte de Joinville – MAJ – Rua XV de Novembro, 1400 – América

Entrada gratuita

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville