Últimas notícias
Home » Brasil » Eclipse solar será visível no Estado
VOGEL PAINÉIS
Um mapa fornecido pela NASA permite saber detalhes do horário em diversas partes do mundo.

Eclipse solar será visível no Estado

Compartilhe

Um eclipse solar poderá ser observado no céu de algumas cidades brasileiras nesta terça-feira, 2. Confira abaixo como fazer para acompanhar.

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!

Eclipse solar

Eclipses totais são raros – é quando a Lua se posiciona à frente do Sol, na perspectiva de quem está na Terra, fazendo com que tudo fique escuro por um período de tempo. O eclipse previsto para terça-feira, 2, é desses – mas não no Brasil.

De acordo com a NASA, a Lua vai cobrir a Terra por cerca de cinco minutos no fim da tarde de terça-feira. Partes da América do Sul – incluindo Argentina e Chile – vão observar o eclipse total, enquanto outras áreas próximas só vão poder ver a Lua ocupando parte do Sol.

Como acompanhar

O eclipse deve ocorrer no fim da tarde de terça-feira, 2. A Lua deve começar a encobrir o Sol por volta das 16h23, mas as fases do evento variam de lugar para lugar – em São Paulo, por exemplo, o auge do eclipse está previsto para 17h54, com o fim às 18h44. Mais ao sul, em Porto Alegre, o auge será às 17h50. Cidades e estados mais ao norte do país – nas regiões Norte e Nordeste – devem ter mais dificuldades para acompanhar o fenômeno.

Um mapa fornecido pela NASA permite saber detalhes do horário em diversas partes do mundo.

É bom sempre lembrar que ninguém deve olhar diretamente para o Sol, mesmo em um eclipse – a forte luz solar pode causar danos para a visão. É indicado o uso de óculos escuros que filtrem os raios solares ou então telescópios ou câmeras que filtrem a luz solar.

Caso você não consiga sair para acompanhar – ou prefira não observar diretamente por questões de saúde -, o eclipse poderá ser visto pela internet. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) vai transmitir imagens do fenômeno a partir das 16h15. Outra opção é assistir pelo canal do TimeAndDate.com no YouTube a partir das 16h.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville