Últimas notícias
Home » Sáude » Primeira cirurgia robótica do Estado aconteceu neste sábado em Blumenau
VOGEL PAINÉIS
Com esse tipo de cirurgia é possível ampliar o campo de visão do médico durante o procedimento / Divulgação

Primeira cirurgia robótica do Estado aconteceu neste sábado em Blumenau

Compartilhe

A primeira cirurgia com auxílio de um robô em Santa Catarina foi realizada neste sábado (22), em Blumenau. A operação teve início às 8h, no Hospital Santa Isabel (HSI). Larissa de Alencar Fernandes tem 32 anos descobriu que tem endometriose em abril.

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!


Depois de passar por especialistas, a indicação para o caso dela foi de cirurgia. “Toda vez que eu ficava menstruada parecia que eu estava com infecção urinária. Sentia muita dor e isso já estava prejudicando a minha qualidade de vida”, conta Larissa, que já está internada no HSI.

A opção pela cirurgia robótica

Foi uma amiga de Larissa que indicou a possibilidade de usar a tecnologia. A paciente não imaginava que seria a primeira do estado a realizar o procedimento com ajuda de um robô, mas quando soube dos benefícios optou pelo método.

“O médico foi extremamente seguro e explicou as vantagens de realizar usando o robô, até a recuperação é mais rápida. Confio no médico e no robô”, contou Larissa.

A cirurgia deve levar cerca de três horas. Será o médico cirurgião Pedro Trauczynski quem comandará o equipamento. “Essa área pélvica é muito delicada e possui pouco espaço. O robô torna o procedimento ainda mais preciso e seguro”, disse o especialista.

É o cirurgião quem controla o robô

Pedro explica que o robô não faz nenhum movimento sozinho. É o próprio médico, com o auxílio de câmeras e diversos controles, quem comanda o robô. Da Vinci SI é o nome do equipamento, que foi fabricado nos Estados Unidos e apresentado pelo HSI há 10 dias.

O Da Vinci possui quatro braços e já é utilizado em outros estados. O Hospital Santa Isabel é a primeira instituição de Santa Catarina a usar o equipamento. “Além da cirurgia de endometriose, o robô também é indicado para cirurgias proctológicas, já que ambas necessitam de muita precisão e controle em um espaço pequeno”, conta o médico

Cirurgia robótica pelo SUS

Por enquanto, a cirurgia robótica ainda não é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas já existe um projeto do hospital para realizar mutirões de cirurgias através de parcerias com empresas privadas. A ideia é tornar a tecnologia ainda mais acessível à população.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville