Últimas notícias
Home » Variedades » Porque contratar um engenheiro para uma construção ou reforma?
Tanto para iniciar uma obra ou execução de alguns projetos e serviços é necessário a contratação de um engenheiro / Ilustração

Porque contratar um engenheiro para uma construção ou reforma?

Compartilhe

No Brasil é proibido por lei construir e/ou reformar sem o acompanhamento de um profissional habilitado que vai se responsabilizar pela obra, no caso, o engenheiro.

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!

 

Se o profissional adequado não for contratado no início da obra, o que por si só é um erro e também ilegal, você inevitavelmente precisará dele depois, sendo ele necessário para a regularização do imóvel.
Muitas pessoas acreditam que esse profissional aumenta o custo da obra e/ou projeto, mas não passa de ilusão e desconhecimento, pois somente com acompanhamento do profissional capacitado é possível executar o trabalho proporcionando maior economia sem que seja comprometida a qualidade e a segurança durante a execução da obra.

Mas é importante ressaltar, tanto para iniciar uma obra ou execução de alguns projetos e serviços é necessário a contratação de um engenheiro. Além de fazer toda a diferença no custo e na qualidade dos projetos, o profissional é também um fator requerido dentro das Normas da ABNT.
De acordo com a NBR 16289/2014, as reformas feitas em casas ou apartamentos terão que ter a contratação de um engenheiro para executação do projeto.

Pequenos reparos como pinturas e troca de gesso não há necessidade deste profissional, as novas regras valem para troca de encanamentos, janelas, instalações elétricas e a gás, por exemplo.
Portanto, construir ou reformar dentro da legalidade não se limita apenas às grandes obras. Se você tem interesse de ampliar a sua residência, construir um cômodo a mais, um banheiro ou até mesmo uma edícula, o primeiro passo é buscar a consultoria de um engenheiro com a finalidade de avaliar o seu projeto e permitir a obtenção do alvará de construção.

Caso você não cumpra essas etapas, a sua obra será considerada ilegal e corre o risco de sofrer alguma punição pela prefeitura ou pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
Então, qualquer alteração no projeto original do imóvel precisará da aprovação e autorização da prefeitura, através do alvará de construção.

Construir ou reformar dentro da legalidade vai evitar problemas futuros com a prefeitura e consequentemente a desvalorização do seu imóvel. Além disso, garante a segurança aos moradores do imóvel.

Para Maiores inormações entre em contato com Manu Engenharia e Design.
Fone: (47) 99749-3113 – Rua Guaira, 251 Bairro Iririú
Instagram: @manungenhariedesign
Facebook: Manu Engenharia e Design

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville