Últimas notícias
Home » Santa Catarina » Índice de confiança empresarial se mantém positivo, mas acabou “lua de mel”, diz pesquisador
VOGEL PAINÉIS
O Município vai conseguir ampliar o planejamento financeiro na manutenção dos recursos

Índice de confiança empresarial se mantém positivo, mas acabou “lua de mel”, diz pesquisador

Compartilhe

A pesquisa ICES, que mede a confiança dos empresários do Norte Catarinense em relação à economia, aponta que neste primeiro trimestre de 2019 é possível observar uma “continuidade do momento de otimismo, causado pela euforia do novo governo, ainda que o movimento apresente sinais de cansaço, de fim de lua de mel”.

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!



A análise é do economista Ricardo Torres, pesquisador responsável pelo Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES). O índice se manteve positivo neste primeiro trimestre de 2019: 50,66 (ICES acima de 50 é considerado positivo), apontando uma queda em relação ao trimestre anterior, de 53,60.

A economia doméstica apresentou uma boa recuperação, sobretudo com uma onda de positividade que não era vista há muito tempo nos ambientes econômico e empresarial. “O indicador de expectativa para a economia nacional recuou da marca histórica de 69,31 pontos, no último trimestre de 2018, para 65,22, ainda muito positivo”, ressalta Torres.

Com exceção do indicador de lucratividade, todos os principais indicadores apresentaram resultados positivos. “No último trimestre de 2018, estava em campo positivo em 53,66 e caiu drasticamente para 49,64 neste primeiro trimestre”, informa o economista, com relação ao quesito lucratividade.

Torres destaca ainda que nesta edição do ICES, alguns indicadores que classicamente são negativos, apresentaram resultados surpreendentes: como a expectativa sobre as taxas de juros, inflação e taxas de câmbio, todos muito positivos, denotando o novo período promissor para o ano de 2019 com maior visibilidade para as decisões empresariais.

“Esses resultados positivos apresentaram ainda uma grande notícia que demonstra a determinação e a credibilidade causada por esta nova fase no Brasil: as empresas têm a intenção de reforçar os quadros de funcionários, com crescimento nas contratações, sobretudo nos setores industrial e de serviços”, destaca o pesquisador, que faz um contraponto com relação ao cenário internacional.

“Simultaneamente a este renovado positivismo, temos a situação externa na mão contrária, com guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do planeta, possível manutenção da estratégia do Banco Central americano de normalização das taxas de juros do país e o Reino Unido, ainda no ‘limbo’ de deixar ou não a União Europeia”.

Confira a pesquisa completa em: sustentare.net/ices, onde também é possível acessar todos os relatórios da série histórica, desde 2011. A coleta de dados para a formação do índice referente ao segundo trimestre começará dia 13 de maio. Participe!

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville