Últimas notícias
Home » Variedades » Que diferença há entre a Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição?
VOGEL PAINÉIS
Na Vigília Pascal, participa-se do júbilo pela Ressurreição de Jesus Cristo

Que diferença há entre a Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição?

Compartilhe

O Domingo da Ressurreição e a Vigília Pascal são o triunfo de Jesus Cristo, são a feliz conclusão de sua Paixão e a alegria que segue à dor: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

Na Vigília Pascal, participa-se do júbilo pela Ressurreição de Jesus Cristo

Pe. Donato Jiménez explicou que a diferença entre ambos está na data. No Domingo da Ressurreição, a liturgia “é praticamente igual à que celebramos na vigília do Sábado Santo. O que acontece é que a vigília do Sábado Santo se faz à noite e a maior parte dos fiéis não pode participar”.

No dia seguinte, prosseguiu, “é o mesmo, mas como todos os domingos para os fiéis celebra-se a Eucaristia da Ressurreição. Celebramos na Vigília, mas como nela não estiveram todos os cristãos do mundo, então, no domingo têm a oportunidade e a necessidade de participar alegremente do fato da Ressurreição”.

O mistério da ressurreição de Cristo é um acontecimento que teve manifestações historicamente constatadas.

Na Vigília Pascal, participa-se do júbilo pela Ressurreição de Jesus Cristo. escutando as 7 leituras e com uma cerimônia litúrgica estendida; enquanto no domingo, oficia-se a Eucaristia da Ressurreição com a mesma alegria que na Vigília, embora em Missa dominical.

A Páscoa da Ressurreição durará 50 dias até a celebração de Pentecostes.

“Todos os dias serão celebrados com a mesma alegria e serão como a prolongação de um só dia”, disse Pe. Jiménez em diálogo com a reportagem.

É tão grande o acontecimento da Páscoa que não pode caber em um dia. Os domingos da Páscoa serão as datas mais importantes nas quais se festeja a redenção. Aci digital.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville