Últimas notícias
Home » Segurança » Conseg de Pirabeiraba reúne lideranças para discutir instalação do novo posto da PMRv
VOGEL PAINÉIS
O presidente do Conseg, Marcio Manarin finalizou a reunião afirmando o papel do conselho em representar todo o distrito e que só é possível vencer uma luta com união Foto Divulgação / Aconteceu em Joinville

Conseg de Pirabeiraba reúne lideranças para discutir instalação do novo posto da PMRv

Compartilhe

O Conselho comunitário de segurança (Conseg) de Pirabeiraba reuniu na noite de ontem (21) lideranças e comunidade para debater sobre a instalação do novo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O impasse começou após ser anunciado que o posto seria instalado no bairro Vila Nova, sendo que estava previsto para ser no início na Serra Dona Francisca.

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!



A reunião teve início com a palavra da comunidade presente destacando suas preocupações com o descaso na serra, entre elas, falta de sinalização e manutenção que não apenas causa risco para quem trafega diariamente mas também prejudica o turismo, transporte de cargas tóxicas, dificuldade de comunicação quando acontece acidentes e rota de fuga para crimes cometidos na região.

Contra

O Deputado Estadual Sargento Lima defende que o lugar adequado é o bairro Vila Nova por permitir, de forma mais ágil, atendimento dos demais municípios atendidos pelo posto 18, que hoje fica na Zona Industrial. Para ele não é viável estar na SC-418 pois o atendimento da Polícia Militar Rodoviária é prioritário. Outro ponto levantado pelo deputado é a falta de efetivo, afirmando que seu primeiro projeto na Assembleia Legislativa é que 10% das vagas dos novos concursos seja destinada para PMRv. – Construir base sem efetivo não existe, hoje não temos policias disponíveis para mais postos. Meu projeto visa justamente construir um efetivo que comece sua vida na polícia, já na PMRv, para não precisar se preocupar em repor efetivo por anos – explicou.

A favor

O Deputado Estadual Fernando Krelling confirmou que os dois terrenos, tanto em Pirabeiraba quanto no Vila Nova, serão disponibilizamos pela prefeitura de Joinville e que o Prefeito Udo Döhler disse que a escolha do local será feita pela polícia. Ele falou também sobre a importância da parceria entre o poder público e o privado para o andamento do projeto, devido as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo do estado. – O Tenente Coronel Evaldo Hoffmann Júnior já me confirmou que vem até Pirabeiraba para ver o terreno que está sendo disponibilizado pela prefeitura e defendo que deve ser aqui a instalação do posto – afirma.

Os vereadores Odir Nunes e Fabio Dalonso iniciaram falando sobre o descontentamento com o Deputado Estadual Sargento Lima, pelo discurso dele no último dia 19 na assembleia, citando que alguém deveria ter interesses pessoais em querer o posto no distrito, sem saber os reais motivos da solicitação, sendo que não existe compra de terreno. Eles destacaram a preocupação com a falta de segurança que causa acidentes quase que diariamente. Outro ponto levantado pelos vereadores é o projeto de Dalonso sobre o controle mais rígido da circulação de caminhões de carga tóxica, pois se algum acidente ocorrer e prejudicar o rio, Joinville ficaria 6 meses sem ter agua potável, hoje 73% do abastecimento vem do rio Cubatão. “ A questão não é apenas Pirabeiraba ou Vila nova, mas sim Joinville como um todo, estamos em defesa da segurança na Serra Dona Francisca e da água que abastece nossa cidade”, destacou Fabio Dalonso.

Vereador Richard Harrison confirma que nada ainda está decidido e que para ele a necessidade principal é de efetivo muito mais do que de postos, mas defende que este deve ser em Pirabeiraba para prevenir acidentes e pela preservação da água de Joinville.

O presidente do Conseg, Marcio Manarin finalizou a reunião afirmando o papel do conselho em representar todo o distrito e que só é possível vencer uma luta com união. – Nós não fomos vencidos, os locais estão em discussão, nós não queremos apenas um posto aqui, queremos mais segurança para a comunidade – finaliza. Por: Kassiani Montibeller

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville