Últimas notícias
Home » Joinville » Defesa Civil emite relatório sobre as chuvas
VOGEL PAINÉIS

Defesa Civil emite relatório sobre as chuvas

Compartilhe

A Prefeitura de Joinville, com base em relatório da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde e Assistência Social, divulga as principais ocorrências e providências relacionadas com as fortes chuvas registradas entre a noite de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta-feira (15).

Participe do Facebook  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Siga-nos também no Instagram!  Aconteceu em Joinville – Clique Aqui!

– O volume de chuva registrado foi de 117 milímetros, em apenas seis horas, entre as 21horas de quinta até as 3 horas de sexta – quantidade que representou 20 dias de chuvas estimadas para o período.

– A Defesa Civil registrou 46 ocorrências até o início da tarde de sexta-feira, sendo a maioria de deslizamentos, quedas de muros e desabamento parcial de casas.

– Não houve registro de feridos.

– O terminal central de ônibus retornou às atividades normais ainda no período da manhã.

– A Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Proteção Especial, registrou o caso de duas famílias desabrigadas no bairro Petrópolis em função do risco de ficar em suas casas. Está sendo avaliado a possibilidade da família ficar atendida, provisoriamente, em uma igreja no bairro João Costa.

– O Restaurante Popular do bairro Adhemar Garcia não funcionou na sexta-feira e voltará a atender na segunda-feira.

– Museu Sambaqui foi fechado na sexta-feira devido ao alagamento e assim permanecerá até segunda-feira, com possibilidade de reabertura na terça-feira (19/03).

– Escolas da rede municipal permaneceram abertas com restrição de algumas, atividades devido aos impactos da chuva no acesso dos servidores e alunos.

– Unidades de saúde funcionam normalmente. O mesmo ocorre nos Pronto Atendimentos (PAs).

– A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizou caminhões para dar suporte às Subprefeituras das regiões mais atingidas, como Sul e Sudeste.

– A Prefeitura de Joinville orienta os moradores que tiveram móveis e utensílios atingidos pelos alagamentos para que coloquem móveis e utensílios na frente das residências para serem recolhidos pelo serviço de limpeza, feito pela concessionária. O reconhecimento do material deve ser solicitado no telefone 3436 8090.

INSTRUÇÕES PARA LIMPEZA DA LAMA RESIDUAL DAS ENCHENTES

A lama das enchentes tem alto poder infectante e fica aderida aos móveis, paredes, fios e tomadas elétricas, assoalhos, etc. Recomenda-se:

– Desligar a rede elétrica, limpar as tomadas e conexões;

– Aguardar a secagem antes de religar a energia elétrica;

– Tirar a lama com enxadas, pás, baldes (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha para evitar agravos à saúde humana como leptospirose);

– Lavar e limpar o local utilizando água, panos e sabão;

– Desinfetar com uma solução de água sanitária na proporção de 4 copinhos pequenos descartáveis (para café) de água sanitária em um balde de 10 litros de água.

– Passar um pano embebido na solução em paredes, pisos, teto, azulejos, móveis e utensílios;

– Para higienização do ambiente externo – espalhar cal hidratada;

– Organize o lixo em local apropriado para posterior coleta por parte do poder público;

– Cuidado com animais peçonhentos, pois tendem a aparecer mais durante o período de enchentes.

CUIDADOS COM A ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

– Não beba água de piscina. Esta contém produtos químicos além do cloro em quantidade desconhecida. A água de piscina não é potável e somente pode ser utilizada para higienização de ambientes e residências.

– Não beba água de fonte duvidosa.

– Em casos de água turva, ferva a água por 15 a 30 minutos, deixe a água esfriar, acrescente o hipoclorito de sódio a 2,5% na quantidade de 4 gotas para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

– Nos casos de água límpida mas de fonte desconhecida proceda a fervura e adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville