Últimas notícias
Home » Sáude » Unidades Básica de Saúde recebem certificação pelo Programa Melhor Acolher
VOGEL PAINÉIS
A certificação foi concedida após auditoria realizada pela comissão de avaliação da SES - Foto SECOM Divulgação Aconteceu em Joinville

Unidades Básica de Saúde recebem certificação pelo Programa Melhor Acolher

Compartilhe

A Secretaria da Saúde de Joinville iniciou a entrega dos certificados às Unidades Básicas de Saúda da Família (UBSF) que atenderam aos requisitos do programa Melhor Acolher. Nesta segunda-feira (10) foram prestigiadas as seguintes unidades: UBSF Km4, UBSF Itinga, UBSF Itinga Continental e UBSF Fátima.




março deste ano, o Programa Melhor Acolher passou por processo de ampliação nas Unidades de Saúde do município, com a capacitação das equipes e implantação do conceito do modelo.

A partir de agora, a Secretaria da Saúde vai verificar se o objetivo do programa de abrir e humanizar a entrada nas Unidades Básicas da Saúde foi atingido e, havendo conformidade, irá certificar as Unidades.

“Avaliamos a ação do Facilitador de Entradas, que é o profissional que avalia o paciente na entrada; e a Recepção Resolutiva. Para a certificação, fazemos pelos menos três visitas a cada Unidade, em diferentes momentos. Hoje, quem precisa de atendimento médico passa pela triagem do enfermeiro e chega à consulta no mesmo dia ou no dia seguinte”, afirma o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

De acordo com a coordenadora da UBSF do Km 4, Rozeli Vensso, antes mesmo de o Melhor Acolher ser formatado, a unidade já priorizava a proatividade no atendimento inicial. Entre as práticas adotadas estavam a presença de um funcionário para fazer o acolhimento aos usuários que chegavam ao local e o acesso otimizado a setores como farmácia ou vacina.

Com a criação do modelo, o posto de saúde adequou o sistema de trabalho ao proposto pela cartilha do programa e trabalha continuamente para que o usuário tenha sua necessidade atendida.

Criado com os principais objetivos de acabar com as filas da madrugada e abrir a porta de acesso da atenção primária para atender aos pacientes que não apresentam quadro de urgência e emergência, o Programa Melhor Acolher está presente em todas as Unidades de Saúde do município e será expandido para as Unidades de Pronto Atendimento (PAs) e para o Hospital Municipal São José.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville