Home » Variedades » Catarinense de 19 anos disputa o reality de gastronomia Mão na Massa
VOGEL PAINÉIS

Catarinense de 19 anos disputa o reality de gastronomia Mão na Massa

Compartilhe

Maria Luiza Hacke (19) será a única representante de Santa Catarina no reality gastronômico “Mão na Massa”, que será realizado entre 26 de fevereiro e 2 de março, no campus de Maringá da Unicesumar, no noroeste do Paraná. Serão 24 participantes, todos acadêmicos de gastronomia e Maria Luiza é a mais nova. Estudante do polo de educação a distância de São Bento do Sul, ela tentou outros caminhos, chegando até cursar um semestre de Comércio Exterior. Mas a paixão pela cozinha foi mais forte.

Atualmente, Maria Luiza trabalha em um restaurante japonês, mas confessa que é apaixonada pela comida italiana. “Eu amo cozinhar e esse amor teve início em minha casa, pois aprendi com a minha mãe que também é cozinheira”, disse. No reality ela acredita que poderá crescer pessoal e profissionalmente. Pensando no futuro, tem grandes objetivos: fazer um intercâmbio e abrir um restaurante.

Competição terá workshop com confeiteiro e jurado Lucas Corazza, do “Que Seja Doce” – Aconteceu em Joinville

Desde que começou a atuar em Educação a Distância, em 2006, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos educacionais do país, investe maciçamente nas chamadas metodologias ativas de aprendizagem, aplicando de forma criativa os conhecimentos teóricos na prática. A Unicesumar lançou no ano passado a sala invertida e a realidade aumentada na metodologia Híbrida, para o ensino das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, e o Reality Fashion, um reality show ao vivo disputado por alunos de Design de Moda de todo o país.

Neste mês, a Unicesumar inova mais uma vez e realiza o “Mão na Massa”, primeiro reality show universitário de gastronomia do país, que acontecerá de 26 de fevereiro e 2 de março no campus sede da instituição, em Maringá (PR).

“Além de promover a integração entre nossos alunos, que representarão todas as regiões do Brasil, este projeto prático oportunizará uma experiência de aprendizagem diferenciada aos alunos participantes que compartilharão suas experiências, sua cultura e paixão pela gastronomia”, diz o diretor de Planejamento de Ensino de EAD da Unicesumar, Fabrício Lazilha.

Assim como o mercado de trabalho exige competências dos novos profissionais, como organização, criação, desenvolvimento, trabalho em equipe, execução e apresentação, o “Mão na Massa” também vai avaliar os competidores com esses critérios. Todos os dias, os competidores participarão de uma prova, que será avaliada por júris especializados na técnica ou no tipo de culinária em avaliação. Entre os nomes confirmados para dar aulas e julgar os competidores está o chef Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa “Que Seja Doce”, da GNT e professor da disciplina de feitaria Clássica e Brasileira do curso de gastronomia da Unicesumar.

O evento está sendo planejado há mais de cinco meses e envolveu cerca de 50 pessoas, entre professores, coordenadores, restaurante-escola, hotel-escola, eventos e logística. A Unicesumar investiu mais de R$ 100 mil no projeto. 

“Investimos muito em tecnologia e metodologia inovadora. Temos uma grande responsabilidade porque nossa principal meta é estar na vanguarda da educação no país. A produção dos realities são o casamento perfeito entre o aprendizado teórico, sua a aplicabilidade dos conceitos de forma inovadora e o engajamento de todos os alunos”, afirma o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva.

Mão na Massa

Vinte e quatro estudantes de Gastronomia da Unicesumar vão disputar o reality “Mão na Massa”. Os competidores são alunos dos polos de Educação a Distância (EAD) de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois campi da instituição no Paraná, de Maringá e Ponta Grossa.

Os 24 competidores foram escolhidos entre 100 candidatos que participaram da prova de seleção: preparar um Bife Wellington, bife de filé revestido com patê e duxelles, envolto em massa folhada e assado. Os vídeos dos candidatos, com o passo a passo da receita, foram avaliados por um júri de professores do curso de Gastronomia da Unicesumar.

Durante o “Mão na Massa”, os competidores serão testados no preparo de pratos de assinatura própria, massas, bolos e carnes. Os competidores participarão de aulas especiais e irão para a cozinha preparar a prova do dia. Cada uma será avaliada por um júri diferente, formado por professores e chefs convidados de acordo com a habilidade testada.

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros da equipe campeã ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.

Segundo o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do “Mão na Massa”, a participação no reality será importante para os currículos dos participantes. Ele, que já participou do concurso de Melhor Hambúrguer do Brasil do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, na Rede Globo, afirma que essas competições revelam novos talentos ao mercado da gastronomia. “Quem consegue passar pela seleção para essas competições já possui competências diferenciadas, que o reality ajuda a mostrar. Trata-se de uma grande vitrine”, destaca.

A Unicesumar lançou o curso de Gastronomia em 2015 e já possui 2.500 alunos em 300 diferentes polos de EAD. A graduação tem duração de dois anos. Criado para atender à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais dessa área em todo o Brasil, este é um dos cursos que mais cresce dentro da instituição.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

13 comments

  1. Avatar

    F*ckin’ awesome issues here. I am very satisfied to peer your post. Thanks so much and i’m taking a look ahead to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?

  2. Avatar

    You actually make it appear really easy with your presentation however I to find this matter to be actually something which I feel I might never understand. It sort of feels too complex and very vast for me. I am taking a look forward in your next put up, I¦ll try to get the grasp of it!

  3. Avatar

    I genuinely enjoy reading on this site, it holds great blog posts. “It is easy to be nice, even to an enemy – from lack of character.” by Dag Hammarskjld.

  4. Avatar

    you have a great blog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  5. Avatar

    Greetings! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when viewing from my iphone4. I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this issue. If you have any recommendations, please share. Cheers!

  6. Avatar

    Oh my goodness! an incredible article dude. Thanks Nonetheless I’m experiencing situation with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting equivalent rss drawback? Anyone who knows kindly respond. Thnkx

  7. Avatar

    I got what you intend, thanks for posting.Woh I am thankful to find this website through google. “Don’t be afraid of opposition. Remember, a kite rises against not with the wind.” by Hamilton Mabie.

  8. Avatar

    I really like your writing style, wonderful information, appreciate it for posting : D.

  9. Avatar

    Would you be curious about exchanging hyperlinks?

  10. Avatar

    Hi there very cool web site!! Guy .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I’m satisfied to search out so many helpful information here within the post, we need develop more strategies on this regard, thanks for sharing.

  11. Avatar

    Appreciate it for all your efforts that you have put in this. very interesting info .

  12. Avatar

    Great post, you have pointed out some superb points, I too conceive this s a very great website.

  13. Avatar

    Wow that was unusual. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say great blog!

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville