Segunda, 19/04/2021
Joinville

Veado é “Pescado” na Baia da Babitonga

janeiro 10, 2018
Veado é “Pescado” na Baia da Babitonga

No vídeo é possível observar que um pescador está puxando o veado com uma corda pela lancha a motor. Na sequência, o animal já está fora da água e o mamífero é solto. Bastante assustado o animal corre em direção a mata.

A legislação que proíbe a caça e pesca animais protegido pela Fauna Brasileira. Caçar animais silvestre é crime ambiental, além de multa pode dar prisão para quem for flagrando fazendo tal prática.

Veado Nadador

A suspeita seria a de que o veado seria da espécia  catingueiro (nome científico: Mazama gouazoubira), também conhecido por veado-virá, virá, virote, guaçutinga, guaçucatinga e guaçubirá . Uma espécie de cervídeo sul-americano de pequeno porte, do gênero Mazama.

A espécie ocorre desde o sul da região Amazônica até o Uruguai e região central da Argentina ocupando todo o leste das regiões pré-andinas até o litoral brasileiro. Parece evitar florestas altas, preferindo áreas de floresta secundária, com alta quantidade de vegetação arbustiva no sub-bosque, como capoeiras e bordas de mata.

Dado sua alta adaptabilidade, o veado-catingueiro pode habitar áreas altamente modificadas pelo homem, e pode ocorrer mesmo em monoculturas agrícolas, como canaviais e plantios de Eucalyptus e Pinus.

Provavelmente, a própria ação humana tenha beneficiado a espécie em algumas localidades, o que causa preocupações dado o alto potencial invasor da espécie, que pode competir com outras espécies do gênero Mazama, que são mais raras, como Mazama nana e Mazama bororo.

https://www.youtube.com/watch?v=3r7KaOEktyw&t=6s

Facebook Comments

Redação
Sobre o Autor

Redação

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville
Skip to content